Entenda a diferença entre bitrem e rodotrem

Qual a diferença entre bitrem e rodotrem?

Bitrem:

Bitrem é uma combinação de veículos de carga composta de sete eixos, que permitem o transporte de um peso bruto total combinado PBTC de 57 toneladas. Lembrando que o  PBTC varia de acordo com a Legislação de cada Pais.

Os semi-reboques dessa combinação são interligados por um engate do tipo B (quinta-roda) e podem ser tracionados por um cavalo-mecânico 6×2 (trucado). 

 A sua principal aplicação se dá na versão graneleira pelo perfil do transporte nacional. 

Rodotrem

 

Rodotrem é composta por um total de 9 eixos que permite o transporte de um peso bruto total combinado (PBTC) de 74 toneladas. Os dois semi-reboques dessa combinação são interligados por um veículo denominado dolly, que possui a característica de acoplar no semi-reboque dianteiro por um engate do tipo A (engate automático e com cambão) e fazer a ligação com o semi-reboque traseiro através de um engate do tipo B (quinta-roda)> essa combinação só pode ser tracionada por um cavalo-mecânico 6×4 (traçado).

Na Austrália não existe limite de Peso Bruto Total Combinado (PBTC), nem de comprimento. Na maioria dos casos usa-se neste país composições com 80 a 120 toneladas, Já no Brasil o limite de PBTC é de 74 toneladas, com comprimento entre 25 e 30 metros, necessitando de um trajeto definido para obter Autorização Especial de Trânsito (AET).

Fonte: Manual do Caminhoneiro

João Neto

Nascido em Ceilândia e criado no interior de Goiás, sou especialista em transporte terrestre e formado em Logística. Com ampla experiência no setor, dedico-me a aprimorar processos de transporte e logística, buscando soluções eficientes para o setor.

Deixe um comentário
Publicado por
João Neto
Tag: NOTICIA