Quer se tornar um caminhoneiro? Temos ótimas dicas para quem está começando.
Quem quer se tornar um caminhoneiro tem um longo caminho a percorrer antes de começar a fazer frete. Por mais que a profissão de caminhoneiro seja uma inspiração de liberdade, você precisa se informar bem e tomar as decisões certas antes de começar.
RNTRC – Registro Nacional dos Transportadores Rodoviários de Cargas
Todas as pessoas que trabalham com serviço de transporte e entrega de carga mediante remuneração precisam ser registradas na ANTT (Agência Nacional de Transporte Terrestre). Esse registro engloba todos os veículos de carga de categoria “aluguel” – placa vermelha –, com capacidade de carga útil igual ou superior a 500 Kg.
Acesse o site da ANTT para verificar o processo realizar o seu cadastro.
Tipo de Emprego
Quando se pensa em fazer frete, o caminhoneiro tem dois caminhos a seguir: ser autônomo ou empregado. Muitas vezes as pessoas pensam que ser empregado não é algo bom, mas essa pode ser a melhor escolha se você busca estabilidade e tranquilidade.
Caminhoneiro Autônomo
O primeiro passo para ser um caminhoneiro autônomo é dispor de capital para investir no próprio caminhão, mesmo que financiado. Ter contatos na área também é importante, pois a incerteza de trabalho pode comprometer todo o investimento feito no caminhão, caso não consiga lidar com o valor das parcelas.
Da mesma forma que os lucros podem ser maiores quando se tem o próprio caminhão, as despesas também aumentam e você será responsável por fazer manutenção e cobrir custos financeiros de alguma eventualidade.
Ser o próprio chefe significa lidar com burocracias administrativas como impostos e fluxo de caixa para garantir um pouco mais de estabilidade para os meses difíceis. Essa parte demanda bastante paciência e disciplina por parte do caminhoneiro.
Motorista Empregado
Este pode ser um caminho mais seguro para quem ainda não tem muita experiência na área e nem muitos contatos para conseguir trabalho. Se você deseja ter uma renda fixa mensal, esse é o caminho a seguir.
Por conta da situação financeira do país, muitas pessoas estão preferindo trabalhar para terceiros, contando com a segurança do salário todos os meses e evitando despesas com o caminhão. Isso faz com que a concorrência aumente e você precise se esforçar para se destacar no mercado.
Como já diz o ditado, “Mentira tem perna curta”, portanto nunca minta no seu currículo. Deixe-o com uma linguagem clara, sem erros de português e seja o mais sincero possível. Para facilitar existem modelos prontos na internet, e você pode baixá-los e apenas alterar as informações.
Especializações
Especializações Técnicas
Existem muitos modelos de frete, e alguns podem ter peculiaridades que exigem uma certificação do motorista. Casos como o transporte de produtos perigosos ou transporte de cargas indivisíveis se enquadram neste quesito. Remunerações melhores podem estar atreladas a esse tipo de frete, mas é preciso, por lei, estar preparado para lidar com eles.
Especializações Gerais
Existem outros tipos de especialização, não exatamente ligadas a um tipo de transporte, mas que podem ajudar você a se tornar um profissional melhor. Alguns bons exemplos de cursos gratuitos e que podem ser feitos pela internet são de Logística, Gestão do Tempo, Finanças Pessoais e Marketing Pessoal. Procure por esse tipo de curso na internet e você encontrará diversas opções.
Tecnologia e Aplicativos de Celular
A vida do caminhoneiro mudou muito nas últimas décadas. A utilização de novas tecnologias aumentou o conforto e a segurança dos transportadores, que agora contam com rastreadores via satélite, GPS, aplicativos para frete, cálculo de custos e muito mais.
Aplicativos de Frete
Hoje o caminhoneiro não precisa ficar parado esperando trabalho. Com alguns aplicativos disponíveis para smartphones, é possível verificar anúncios de empresas com o tipo de carga disponível para frete e o caminhão necessário para o trabalho. Alguns exemplos de aplicativos deste tipo são: TruckPad, Busca Frete e Sontra Cargo.
Cálculo de Frete
Essa é uma das ferramentas mais úteis para quem está começando na profissão. Os aplicativos que calculam o frete ajudam o motorista considerar todos os gastos envolvidos em determinado tipo de frete, avaliando assim o valor proposta da transportadora e dizendo se vale a pena ou não aceitá-la. Exemplos: Cálculo de Frete e Lucrei no Frete.
Finanças Pessoais
Gerenciar uma empresa envolve diversos tipos de burocracia que os caminhoneiros autônomos precisam lidar. Os aplicativos de finanças podem auxiliar nesta parte, melhorando a organização dos gastos e administração da empresa. Um bom aplicativo deste tipo é o Guia Bolso, que pode ser sincronizado com a sua conta bancária para facilitar a utilização.
Esperamos que estas dicas ajudem você a realizar o seu sonho e rodar esse mundão em um caminhão.
Boa viagem!
Fonte: Blog Caminhão