Não compre por impulso;
Preste atenção na documentação;
Faça uma avaliação do caminhão seminovo;
Prefira comprar o caminhão seminovo de uma concessionária.
Agora confira em detalhes tudo que o Canal Volvista preparou para te ajudar na compra:
Não compre por impulso
Antes de entrar em contato para comprar um caminhão usado, defina o que você quer. Isso inclui marca, ano e modelo do seminovo, além de quanto você pretende investir na compra, bem como qual será a aplicação do veículo e o tipo de carga/carreta que o mesmo irá utilizar;
Negocie com tempo e não se deixe pressionar por argumentos que o apressem a fechar a venda. Prefira voltar um outro dia e analisar melhor. Se você for fechar um negócio pagando à vista, tente conseguir um desconto;
Pesquise preços de caminhões usados consultando o mercado e utilizando as tabelas como FIPE e MOLICAR, disponíveis na internet. Também verifique o estado geral do veículo, estado de pneus e qual será o período de cobertura da garantia, qual a sua procedência e se possui alguns acessórios, como ar condicionado, defletor de ar, entre outros, pois eles influenciam no valor do caminhão.
Desconfie de pechinchas. Preços abaixo do mercado podem mascarar problemas no caminhão. Aqui no site de Caminhões Seminovos Viking, por exemplo, você pode verificar preços usando filtros para encontrar caminhões de acordo com marca, modelo, ano e potência.
Preste atenção na documentação
Fique atento ao documento de Inspeção Veicular Ambiental. Se estiver tudo certo, você poderá começar a trabalhar no mesmo dia.
Confira os seguintes documentos do caminhão e previna-se do mercado negro: comprovante de pagamento do IPVA e do seguro obrigatório (DPVAT), certificado de registro e certificado de licenciamento de veículo.
Faça uma avaliação do caminhão seminovo
Avalie a lataria à luz do dia e evite analisar o caminhão encerado ou molhado, pois dificulta a percepção de manchas, amassados, ranhuras, diferenças de tom na pintura e ferrugem. Às vezes é melhor preferir caminhões com imperfeições do que correr o risco de ficar com um repintado com histórico de acidentes.
Faça o teste do imã, enrolando-o em uma flanela e passando pela lataria. Se deprender, é sinal de furos cobertos com massa plástica. Do mesmo modo é se você der pequenas pancadas na lataria e de algum ponto soar barulho diferente.
Observe os faróis e as portas. Se os dois faróis não estiverem no mesmo estado e se houver problemas para fechar a porta, diferença entre vãos ou frisos desalinhados, pode ser sinal de batida.
Abra o capô e verifique se você percebe evidências de solda entre o painel e o para-lama, o que pode revelar uma colisão de frente.
Confira os locais mais comuns de ferrugem, como perto das borrachas, na parte de baixo das portas e dos para-lamas, nas arestas inferiores da carroceria, canaletas e nas bordas das tampas do capô do motor e dos bagageiros. Erga os tapetes – se encontrar ferrugem, água ou umidade, a vedação das borrachas dos vidros e portas está com problemas ou há buracos no assoalho.
Veja se houve colisão traseira, se perceber um ponto estranho de solda ou desalinhamento entre a tampa do bagageiro e a parede traseira;
Teste a suspensão balançando o caminhão usado de um lado a outro. Se quando você soltá-lo ele balançar duas vezes ou mais, os amortecedores de cabine e os embuchamentos de cabine podem estar com problemas e, além de poder ocasionar trincas no painel frontal da cabine e do prejuízo financeiro, isso prejudicaria a saúde do motorista. Pneus desgastados também podem ser problemas de suspensão, mangas de eixos, alinhamento e balanceamento das rodas.
Provavelmente se o volante de direção e a alavanca do câmbio estiverem desgastados, o caminhão tem mais de 200.000 km de estrada. Lembre-se que se forem revestidos em couro, podem aparentar menos desgaste. Você pode ter certeza da quilometragem levando o caminhão usado numa concessionária Volvo autorizada, onde o módulo poderá ser verificado;
Certifique-se de rolamento, pivôs e buchas não estão gastos, pressionando as rodas uma a uma, para dentro e para fora, sem encontrar folga;
Faça um test drive, se possível com o veículo carregado, e analise o desempenho do motor em subidas, a precisão do engate de marchas, se a caixa de câmbio ou o eixo traseiro estão apresentando algum barulho “anormal”. Com o motor “quente” e funcionando em marcha lenta, remova a vareta de óleo e verifica se excesso de saída de fumaça branca, isto pode ser um indício de que o motor está com necessidade de ser recondicionado/feito.
Se possível, leve um mecânico de confiança para dar um parecer a respeito do motor e da caixa de marchas antes de comprar o caminhão seminovo. Trepidações, batidas e ruídos em excesso podem ser um aviso de alerta.
Prefira comprar o caminhão seminovo de uma concessionária
Comprando seu caminhão seminovo em uma concessionária Volvo você está protegido pelo código de defesa do consumidor¹ e evita entrar em uma fria adquirindo um veículo usado em mal estado, com problemas de documentação ou de origem “duvidosa”, pois terá garantia da procedência.
Utilize uma concessionária Volvo para possíveis reparos. Revendedores de transportadoras, por exemplo, não tem responsabilidade de revisar veículos ou dar garantia.
Além disso, dispense todo o ritual de avaliação mecânica descrito acima no caso de adquirir um caminhão seminovo Viking, pois todos os caminhões passam por uma avaliação criteriosa e especializada.
Com a documentação verificada, você pode começar a trabalhar no mesmo dia. Nos caminhões seminovos viking, por exemplo, você tem a certeza de que os documentos do seu seminovo estão em dia, pois 100% dos veículos são transferidos para o nome da Volvo do Brasil.
Continue acompanhando nossas postagens e fique por dentro dicas valiosas sobre o mercado de caminhões usados, dicas e muito mais!
¹ Se você tiver problemas comprando diretamente de um proprietário, estará somente protegido pelo código civil.
Fonte: Semi novo volvo
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