Quem é caminhoneiro sabe o quão é importante diminuir os custos com o caminhão.
Assim, além de economizar no mês, você ainda consegue agregar valor e ter mais competitividade no mercado – com valores mais atrativos de frete.
Mas para minimizar os custos com o caminhão é preciso conhecer algumas estratégias que vão fazer o corte ser bem aplicado, sem prejudicar a direção ou manutenção do veículo. Para te ajudar, reunimos algumas dicas poderosas para que você possa economizar sem perder a qualidade no serviço e nem na manutenção do caminhão. Confira!
Faça o planejamento da viagem
Um bom caminhoneiro planeja a rota que vai percorrer, analisando quanto vai custar todo o percurso. Ao traçar uma rota eficiente, já é possível economizar, pois ele vai saber se há alternativas para evitar estradas perigosas ou mal conservadas, otimizando a rota para a realização de diversas entregas.
Faça o controle do combustível
Outro item que pode ser economizado é o combustível. Já no planejamento de rotas, com um trajeto eficiente, o motorista já faz a primeira economia. Mas dá para ir além e mapear os postos que são confiáveis e praticam bons preços – mas só liste os que são confiáveis e oferecem um combustível de qualidade, para não prejudicar o funcionamento do caminhão.
Direção segura
Também vale aplicar boas práticas de direção que contribuem com a economia do combustível. Além disso, ao dirigir com consciência, você ainda preserva as peças do carro – o que trará ainda mais economia.
Existem alguns hábitos que auxiliam a dirigir com segurança e tranquilidade. São eles:
Confira se os faróis estão em bom funcionamento;
Use o farol alto com cuidado;
Fique atento à calibragem dos pneus;
Evite ultrapassar o limite de velocidade;
Mantenha uma distância segura dos veículos;
Jamais dirija com sono ou muito cansaço.
Evite a marcha lenta
Quando o caminhão está em marcha lenta, você está prejudicando o veículo, aumentando ainda mais o consumo. A recomendação é que se mantenha uma velocidade constante e mudando as marchas dentro das rotações indicadas para preservar a potência do motor.
Faça manutenções preventivas
Descobrir algum problema antes dele acontecer gera uma enorme economia ao caminhoneiro. Por isso, a manutenção preventiva é altamente indicada para veículos de carga pesada.
Com isso, você aumenta o tempo de vida útil do caminhão. Basta investir em manutenções programadas para evitar correções emergenciais – que além de custar mais ainda podem te deixar parado por dias.
Também vale utilizar peças e acessórios originais, que não quebram com facilidade e nem demandam manutenção antes do tempo. Marcas com credibilidade e indicadas pela montadora, seja para peças ou para fluidos, são recomendadas pela sua total adaptabilidade com o modelo do veículo. Por isso, respeitar esses critérios sempre será a melhor alternativa.
Precisando de manutenção para caminhão? Venha para a Center Peças Fabbri, o local certo para deixar seu caminhão em perfeitas condições para rodar por todo o Brasil. Aqui você vai encontrar peças, acessórios e serviços automotivos ideais para o seu caminhão – como alinhamento, balanceamento, embuchamento de eixo, usinagem e muito mais.
Fonte: Center peças Fabbi
Deixe um comentário