Os modelos Stralis NP com acionamento por GNL devem ser ecologicamente corretos e rentáveis
Iveco vendeu mais de 30 caminhões e a Rostock empresa de transporte Heinrich Gustke colocou 30 Iveco S-Way NP trator unidades com LNG unidade em serviço. A empresa de logística deseja economizar custos operacionais e de combustível e dar um exemplo no setor de transporte. “Obviamente, os tratores de GNL são mais caros do que o diesel. Mas obtemos uma subvenção do governo de 12.000 euros para cada caminhão de GNL – mas apenas até o final do ano – e operamos gratuitamente até o final de 2023 “, explica o diretor administrativo Stefan Gustke.
Juntamente com o menor consumo de combustível comparado aos caminhões a diesel , isso resultaria em economia de combustível superior a 20%, diz o empresário, que é a terceira geração a administrar os negócios familiares de médio porte. Com quilometragem de 140.000 quilômetros ou mais por ano, os custos adicionais da compra também seriam amortizados pela economia de pedágio. Ele vê o fabricante como pioneiro em veículos a gás e tem mais experiência com essa tecnologia de acionamento.
Desempenho como um diesel
Em termos de design, espaço e conforto, o novo S-Way com cabine de teto alto não precisa se esconder da concorrência, avalia Gustke. O desempenho e a entrega de energia seriam compatíveis com um caminhão a diesel. Da perspectiva de Gustke, atualmente o gás natural é a única alternativa comercializável para caminhões de longa distância ecológica e econômica.
“Em comparação com os motores a diesel, nossos veículos a gás emitem significativamente menos CO2 , 60% menos óxidos de nitrogênio e quase nenhum material particulado. Além disso, os motores de metano ficam muito mais silenciosos e também consomem menos ”, diz o norte da Alemanha.
Os tratores Iveco de 460 hp já representam um quarto da frota da Gustke. Consiste em cerca de 120 unidades de tração e quase 150 unidades de tração e processa cerca de 210.000 remessas com um peso de 400.000 toneladas por ano, nacional e internacionalmente. Devido ao uso em transporte de longa distância e à infraestrutura de estação de enchimento de GNL moderadamente desenvolvida, Stephan Gustke decidiu as versões com dois tanques de 540 litros de GNL no quadro. Eles possuem cerca de 390 kg de gás natural, o que deve permitir um alcance real de até 1.600 quilômetros. Isso significa que o fabricante oferece de longe a maior variedade de veículos de GNL, garante Gustke.
Seus funcionários podem reabastecer o gás natural liquefeito, que é congelado a menos 162 ° C, no posto de gasolina de Rostock, que foi inaugurado em dezembro de 2019 nas próprias instalações da empresa e onde até 120 caminhões podem ser reabastecidos por dia. Atualmente, existem 22 postos de abastecimento de GNL na Alemanha em cruzamentos convenientes. Até o final de 2020, haverá mais de 70 estações de GNL. A rede de GNL agora possui 250 bases em toda a Europa. Para encontrar sempre um posto de gasolina em sua turnê, os motoristas recebem uma visão digital de todos os postos de GNL na Alemanha no visor.
Assistência de torneamento adaptada
Os veículos também contam com cabine suspensa a ar e recursos de conforto, como volante em couro, geladeira, ar condicionado, cama larga e televisão. Além disso, todas as opções de segurança disponíveis estão instaladas e, especialmente no trânsito da cidade, um assistente de giro assistido por câmera, que Gustke havia adaptado em todos os caminhões, deveria proporcionar mais segurança.