Projeto: Programa pretende retirar cerca de 100 mil caminhões com mais de 30 anos de circulação

Programa Frota Verde terá sua inicialização ainda em 2020

Programa pretende retirar cerca de 100 mil caminhões com mais de 30 anos de circulação das rodovias brasileiras, que terá teste iniciados ainda em 2020 no estado de Santa Catarina. Então a ideia do programa que deve ser implantado é o programa Frota Verde, que vem sido concebido pelo Ministério da Economia, Secretaria da Fazenda de Santa Catarina e a Federação de Empresas de Transporte de Carga e Logística.

Desse modo o programa visa em retirar cerca de 100 mil caminhões que geram uma alta margem de poluentes, para caminhões com idade superior a 30 anos de uso. Em suma outras categorias vão fazer parte desse projeto dentre elas ônibus, implementos rodoviários, micro-ônibus estão inseridos no programa Frota Verde.

Quando vai começar o processo de renovação ?

A primeira fase de teste tem início previsto para este ano de 2020, sendo o desejo do ministério. Todo o processo terá o estado de Santa Catarina como piloto, isto é, fazendo parte de todo processo e normativa para o start do programa no Brasil.

Como vai funcionar esse processo ?

O principal aspecto é tributário, ou seja, o conceito é que o governo estadual conceda crédito para então incentivar aos frotistas a comprar novos caminhões. No entanto, um aspecto deve ser obedecido aos novos caminhões deve ter uma idade inferior a 10 anos de uso, em cooperativas e bancos. Logo o caminhão antigo tem e deverá virar sucata.

Até o momento não há nenhuma modelo para taxas de juros e prazos para pagamentos aos novos veículos financiados. Nas próximas semanas haverá com os principais interessados para definição e adoção de um modelo matemático.

Em resumo é que grandes frotistas não vão sentir tanto impacto, no entanto, pequenos caminhoneiros que tem apenas um caminhão ou uma frota pequena. Esse vão ter um impacto enorme ao ter que renovar sua frota tendo que financiar outro caminhão ainda em um momento não muito favorável para economia.

Fonte: Brasil do Trecho