Paccar fará caminhões Peterbilt e Kenworth elétricos
Grupo Paccar dono da DAF, revelou parte da estratégia para desenvolver e produzir caminhões elétricos da Peterbilt e da Kenworth. As duas marcas são vendidas nos Estados Unidos. As novidades incluem sistemas elétricos convencionais e a célula a hidrogênio. Este último tem motor elétrico alimentado pela energia gerada por meio de reações químicas.
Presidente executivo da Paccar, Preston Feight diz que uma das vantagens da companhia é ter boa distribuição no mercado e rede de concessionárias que funciona bem. Nas palavras do executivo, “ter a capacidade de vender, apoiar e cuidar dos clientes é um grande negócio”.
Ele falou sobre os planos do grupo durante uma teleconferência com investidores e analistas do mercado financeiro. As informações foram publicadas no site Trucks.
Feight contou que a Paccar está testando mais de 60 caminhões eletrificados. Isso inclui modelos movidos híbridos (combinam motor a combustão e elétrico) 100% elétrico e a célula a hidrogênio. Os caminhões estão sendo utilizados por clientes na Europa e América do Norte. São empresas que atuam com entregas regionais, coleta de lixo e em aplicações portuárias, por exemplo.
O executivo afirma que esses segmentos são os mais propensos a adotar a tecnologia de caminhões elétricos. De acordo com ele, as vendas desse tipo de caminhão crescerá de forma gradual e constante. “Isso ocorrerá à medida que o custo das baterias diminuir e houver expansão da infraestrutura de recarregamento”, diz.
Feight diz que a aposta da companhia em modelos elétricos não implica abandonar os motores a diesel. “Continuamos a desenvolver veículos de emissão zero e, ao mesmo tempo, investimos no diesel limpo. Essa será a principal força motriz nos próximos anos.”
Paccar já vende caminhões elétricos da DAF
A DAF, marca holandesa que faz parte do Grupo DAF, já testa caminhões elétricos na Europa. A experiência, feita com unidades do modelo CF Eletric, permitiu aprimorar alguns sistemas. Entre elas estão o software de gerenciamento eletrônico e o painel de instrumentos.
Após os testes, a DAF iniciou as vendas do caminhão elétrico na Europa em pequenos volumes. Sem dar detalhes sobre os números, executivos da empresa informam que as vendas estão crescendo de forma gradativa. A estratégia da empresa visa estruturar a rede de concessionárias para atender os novos caminhões elétricos.
“Iniciamos a produção de maneira controlada. Simultaneamente, vamos construir a rede de serviços, passo a passo”, diz o membro do conselho de administração e responsável por marketing e vendas da DAF, Richard Zink.
Grupo Paccar dono da DAF e o cavalo-mecânico CF Electric está disponível para clientes na Holanda, Bélgica e em parte da Alemanha. “Dependendo da infraestrutura local de carregamento da bateria e de pós-venda, a comercialização em outras regiões da Europa será considerada”, afirma Zink.