Um novo V8 de 770 cavalos de potência é o destaque de uma linha atualizada da Scania

Um novo V8 de 770 cavalos de potência é o destaque de uma linha atualizada da Scania

Scania atualiza gama de motores V8

Um novo V8 de 770 cavalos de potência é o destaque de uma gama atualizada de motores pesados ​​Scania anunciados na semana passada.

O fabricante de veículos comerciais lançou novos motores V8 que definem um novo padrão de desempenho na estrada, com uma eficiência de combustível amplamente aprimorada, além da classificação recorde de 770 hp.

A economia total pode chegar a seis por cento – ou mais – sob as condições certas, afirmou a Scania, quando a caixa de câmbio G33 recentemente revelada é incluída no trem de força.

A economia de combustível é supostamente o resultado de um amplo ajuste e desenvolvimento pelos engenheiros da Scania, envolvendo tecnologias na vanguarda do desenvolvimento de motores de combustão interna.

Entre eles, e fornecidos por mais de 70 novas peças, estão o atrito interno reduzido, taxas de compressão mais altas, sistemas de pós-tratamento aprimorados e um novo sistema de gerenciamento de motor (EMS) poderoso.

Localmente, a fabricante sueca de caminhões não confirmou quando a nova linha estará disponível na Austrália.

O novo motor principal de 770 cv produz 3700 Nm de torque entre 1000-1450 rpm, um aumento de 40 cv e 200 Nm em relação ao motor topo de linha anterior da Scania de 730 cv.

A nova gama de motores em conformidade com o Euro 6 compreende as potências de 530, 590, 660 e 770 CV, todas com o mesmo bloco de ferro grafite compactado de tecnologia avançada de 16,4 litros.

Para clientes Euro 5, a Scania continua a oferecer o V8 de 620 cv que será acoplado à caixa de câmbio G33CM de nova geração.

“Nós nos baseamos na vasta experiência em V8 da Scania e continuamos a aprimorar o que gerações de engenheiros qualificados aprenderam, criaram e alcançaram antes de nós”, disse Göran Lindh, engenheiro-chefe dos motores V8 da Scania.

“Não há saltos quânticos, trata-se apenas de refinar as coisas e adicionar a tecnologia mais recente. O novo EMS permite um software de controle do motor mais inteligente e avançado com maior precisão. Podemos calcular com mais precisão quanto combustível é necessário e quando. ”

O EMS (Engine Management System) interage com o AMS (Aftertreatment Management System). Ambos são essenciais para atender às regulamentações Euro 6 atuais e futuras relacionadas a NOx e partículas.

A Scania adicionou um novo conceito em que o AdBlue é injetado duas vezes: uma diretamente após o freio de escape e uma segunda dose na posição “normal” no próprio silenciador. Com a dosagem extra, a evaporação do AdBlue é melhorada durante os ciclos de baixa carga, uma vez que a temperatura é mais alta perto do coletor de saída. Com a dosagem extra, a estratégia de pós-tratamento é aprimorada e também contribui para uma melhor eficiência de combustível.

A linha V8 atualizada agora está equipada com uma nova bomba de combustível de alta pressão, onde os elementos de bombeamento são controlados individualmente por meio de medição ativa de entrada. A pressão geral e o controle de entrada serão aprimorados com diagnósticos aprimorados para maior tempo de atividade e desempenho. A nova bomba também é otimizada para minimizar o consumo de óleo do motor. Além disso, a taxa de compressão e a pressão máxima do cilindro foram aumentadas para melhorar ainda mais a combustão e a eficiência do combustível.

Com sua enorme potência de 770 cv, o novo motor DC16 123 substitui o anterior de 730 cv, eliminando certos componentes pesados ​​e simplificando outros, reduzindo seu peso em até 75 quilos.

“Aqui, a maior diferença é evidente”, diz Lindh. “O aumento de potência vem junto com uma enorme economia de combustível, um resultado que fomos capazes de alcançar graças à introdução das tecnologias mais recentes. Ele tem um sistema de pós-tratamento somente SCR, um turbo compressor robusto de geometria fixa e o mesmo tipo de coletor de escape de banco único que os outros três V8s. ”

O potente DC16 123 produz seus 770 cv com a ajuda de injetores maiores e um turbo alimentador de geometria fixa com rolamentos de esferas. O resultado é uma resposta mais rápida e uma combustão aprimorada.

“Os novos manifolds de banco único vêm com uma vantagem adicional”, disse Lindh. “Eles não são apenas mais leves e eficientes, mas também contribuem para o som distinto do V8, o típico ‘blatt’ que tantos clientes da Scania e fãs do V8 apreciam. Não gera mais ruído, mas é o resultado de como os gases de exaustão podem colidir, devido à ordem de disparo, dentro do coletor ao sair. ”