Uma crise de combustível instaurada nos Estados Unidos fez com que a companhia aérea pedisse que pilotos economizassem combustível em cada voo. American Airlines pediu para que seus pilotos se atentassem ao uso do combustível e economizar todo querosene de aviação possível. Os estados de Washington, Oregon, Idaho e Montana, vêm sofrido com a falta de profissionais da classe caminhoneira, principalmente os que dirigem caminhõestanque.
Para cumprir tal tarefa é necessário ter treinamento especial e um curso diretamente envolvido em transportes de combustíveis, considerado carga perigosa por ser inflamável. Como está faltando caminhoneiros, o combustível não chega aos aeroportos e o déficit de combustível cresce.
Com a volta da aviação americana muito antes do esperado depois de meses parada devido a pandemia e a época de incêndios florestais dominando a costa oeste do país, a maior parte do combustível é utilizado para abastecer aeronaves turbo hélice, jatos e alguns helicópteros que estão ajudando profissionais no combate ao incêndio. Consequências da pandemia ainda afetam a logística de distribuição dos insumos nos EUA, inclusive o combustível aeronáutico. Estima-se que a crise avance para outros estados do país.
Palavra com o especialista
Formado na Escola de Especialistas da Aeronáutica, Luis Henrique Costa, instrutor e mecânico aeronáutico com mais de 20 anos de experiência, atualmente Técnico Sênior na Tam Executiva, afirma a importância de mão de obra especializada para abastecer uma aeronave.
‘‘O abastecimento das aeronaves, diferentemente dos que ocorrem nos nossos veículos, requer mais cuidados e claro, procedimentos técnicos devem ser levados em consideração. Temos tanques enormes em aeronaves de grande porte com milhares de litros de combustíveis que podem provocar uma mega explosão. Portanto é essencial que os Técnicos de Manutenção de Aeronaves acompanhem o profissional que irá abastecer, informando ao Comandante sobre o procedimento e este também avisa aos passageiros.’’
‘’O abastecedor segue passos importantes como o teste do combustível que vai para os tanques, aterramento na aeronave e o correto acoplamento da mangueira à asa. Além do mais, não se pode deixar equipamentos de rádio de alta frequência ligados, tudo isso primando pela segurança durante essa operação. Outros pequenos cuidados também devem ser observados, porém estes são alguns dos mais importantes.’’ Finaliza
Luis Henrique Costa
Instrutor e mecânico aeronáutico com mais de 20 anos de experiência
Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento conforme explicado em nossa
consulte Mais informação
Deixe um comentário