Dicas para motorista

Empréstimo para caminhoneiro autônomo

A vida de um caminhoneiro é cheia de desafios. Quem pretende entrar neste setor precisa enfrentar as más condições das estradas e o risco de acidentes. No entanto, não faltam motivos para escolher viver na estrada. 

Entender lugares e culturas diferentes, fazer novos amigos, fazer shows em turnê, claro, curtir a paixão do diretor são algumas das principais motivações. 

De um modo geral, ser caminhoneiro é mais do que transportar mercadorias de um ponto a outro. Este é um estilo de vida. O motorista seguiu seu companheiro e teve um breve intervalo entre o carregamento e o descarregamento. 

As condições do mercado são favoráveis, mas para entrar com segurança é necessário ter documentos especiais, treinamentos e, claro, saber exatamente como comprar o seu primeiro caminhão. 

Escolha o veículo ideal:

O primeiro passo para comprar seu primeiro caminhão é escolher o veículo certo que será sua ferramenta de trabalho. Ele deve atender às suas necessidades e o valor do investimento deve caber no seu bolso. Portanto, a primeira decisão deve ser entre um caminhão novo ou um caminhão usado. 

Novo caminhão Ao comprar um veículo 0km, você evitará preocupações quanto ao seu status de proteção, origem e garantia (desde que atenda aos requisitos dos concessionários franqueados). 

Você também pode desfrutar da mais recente tecnologia, segurança e conforto dos modelos mais recentes. Por outro lado, em comparação com a compra de um carro usado, o valor do investimento é muito maior. Outra desvantagem é a rápida depreciação. Após um ano de uso, o valor da mesa do caminhão caiu cerca de 20%.

De um modo geral, comprar um caminhão usado é uma boa escolha para quem acabou de entrar no setor. Isso porque uma grande variedade de marcas e modelos pode ser encontrada no mercado o investimento é menor do que a compra de um carro novo. Outra vantagem é que ele pode ser revendido por um preço próximo ao preço de compra. 

Se esta for sua melhor escolha, preste atenção à documentação, valor de mercado, garantia, fonte e status de proteção. Sejam novos ou usados, a seleção deve ser compatível com o tipo de mercadoria a ser transportada e possíveis rotas. 

Saiba mais a seguir:

BNDES Finame 

O financiamento Finame está disponível apenas para pessoas jurídicas, e a taxa de juros pode variar em função do porte da empresa e da Taxa de Juros de Longo Prazo (TJLP). 

Por exemplo, para micro, pequenas e médias empresas, o BNDES provê recursos para 80% do valor do ativo. Nesse modelo, os caminhões também precisam ser fabricados no Brasil e os bancos cadastrados estão envolvidos no financiamento. 

O período de carência pode ser de até 2 anos, sendo que o período de pagamento é determinado de acordo com os dados pessoais do cliente.

Crédito Direto ao Consumidor (CDC) 

O CDC é um tipo de crédito amplamente utilizado para a compra de diversas commodities. É fornecido pelos bancos de várias maneiras, com taxas de juros variáveis. 

Por meio do CDC, você pode comprar o primeiro caminhão novo ou usado e quitar a dívida em parcelas fixas em até 60 meses. Como a garantia de pagamento é do próprio veículo, ele registrará a garantia (transferência) no documento. 

Isso significa que a propriedade só pode ser transferida após o pagamento integral ou renegociação com a financeira. No CDC, o parcelamento antecipado elimina os juros remanescentes.

Consórcio 

O consórcio não é um método de financiamento por se tratar de uma compra programada e não de parcelamento. Nele, um grupo de clientes reúne e paga uma quantia mensal, que corresponderá ao valor do caminhão ao final do prazo estabelecido. 

Não há cobrança de taxas e a administração do valor é realizada por empresa credenciada pelo Banco Central. A embalagem pode ser diferente de acordo com o valor de referência do produto desejado. 

Os caminhões podem ser comprados por meio de pagamentos mensais, loterias ou o lance mais alto em uma reunião. Para adquirir o seu primeiro camião com sucesso, é importante escolher um meio de pagamento que se adapte à sua realidade e necessidades. 

O consórcio não tem juros e é uma opção interessante para quem não precisa usar o veículo imediatamente.

Antes de comprar, verifique suas finanças e faça muitas pesquisas para encontrar a menor taxa de juros. Cada uma dessas condições tem suas particularidades. 

A situação ideal é pesar os prós e os contras de cada um. 

Redação – Brasil do Trecho

João Neto

Nascido em Ceilândia e criado no interior de Goiás, sou especialista em transporte terrestre e formado em Logística. Com ampla experiência no setor, dedico-me a aprimorar processos de transporte e logística, buscando soluções eficientes para o setor.

Postagens recentes

Acidente na BR-101 deixa caminhoneiro natural de Petrolina morto no sul da Bahia

Caminhoneiro natural de Petrolina morre em colisão na BR-101, no sul da Bahia Um acidente grave na BR-101 deixou um…

5 horas atrás

Transportadora TPF abre vagas para motorista carreteiro

A empresa Transportadora Porto Ferreira anunciou um novo processo seletivo para contratação de motoristas com experiência em caçamba, os interessados…

5 horas atrás

Falta de caminhoneiros vira dor de cabeça e transportadoras buscam soluções de todo jeito

A falta de caminhoneiros no Brasil já virou um dos maiores problemas para o setor de transporte. Muitas transportadoras não…

5 horas atrás

Correios avaliam compra de carros elétricos para cortar custos, mas falta dinheiro no caixa

Falta de recursos impede Correios de investir em carros elétricos mesmo com promessa de economia Os Correios estão estudando a…

6 horas atrás

Caminhoneiros terão atendimento médico na Via Dutra por 90 dias em Pinda (SP)

Atendimento médico gratuito para caminhoneiros fica disponível por 90 dias na Via Dutra em Pindamonhangaba (SP) Caminhoneiros que passam pela…

1 dia atrás

Transportadora Videira abre vagas para motorista de caminhão

A Videira Transportes anunciou em sua rede social vaga para motorista , os interessados devem atender os requisitos abaixo e…

1 dia atrás