Transportadora

JSL mostra interesse na compra dos correios

Privatização dos correios pode ser votada pela câmara nos próximos dias, participação de grande transportadora é cotada.

Nos próximos dias pode ocorrer a primeira sessão de privatização dos correios na Câmara Federal. É o que diz o presidente da câmara dos deputados, Arthur Lira, acrescentando na pauta dos próximos quinze dias o processo de privatização. É possível que seja o pontapé inicial para a tão falada privatização de um setor muito usado pelos brasileiros.

O principal objetivo visa quebrar o monopólio da estatal, ou seja, da permissão para que a iniciativa privada também explore os serviços prestados.

Em entrevista, foi relatado pelo secretário especial de Desestatização do ministério da Economia, Diogo Mac Cord, especulações de que o governo deseja se desfazer 100% da estatal, deixando os correios totalmente privado.

A venda deverá ser feita a partir de um leilão convencional, com o vencedor partilhando dos ativos e passivos dos correios. A previsão para o trâmite é Março de 2022, dependendo do que acontecer com o processo nos próximos meses.

Grandes empresas consolidadas no mercado já estão cotadas para entrar na disputa, Sequoia logística, DHL, Magazine Luiza, BBM logística, FedEx, Amazon e Mercado Livre.

Dentre elas uma das maiores do ramo logístico, JSL, com uma frota de 2.500 caminhões, 1.800 da marca MAN/Volkswagen. A Empresa apontou que, ‘’dentro do seu planejamento estratégico, busca avaliar todas as oportunidades que tenham sinergia com seus negócios. E os correios estão neste grupo’’.


Outras empresas se manifestaram:

  • DHL nega interesse. ‘’Não comentamos sobre especulações de mercado e potenciais fusões e aquisições. No momento, não temos planos para atingir o crescimento de nosso negócio postal por meio de privatizações e de outros serviços postais estrangeiros.’’
  • Sequoia Logística informa que não vai comentar o assunto por enquanto.
  • Fedex diz que monitora as oportunidades de mercado, mas não comenta especulações.

Seguimos esperando os próximos capítulos.

João Neto

Nascido em Ceilândia e criado no interior de Goiás, sou especialista em transporte terrestre e formado em Logística. Com ampla experiência no setor, dedico-me a aprimorar processos de transporte e logística, buscando soluções eficientes para o setor.

Deixe um comentário
Publicado por
João Neto