
O drogômetro é um aparelho semelhante ao famoso bafômetro que já é conhecido pelos motoristas. Ele detectará se o condutor do veículo fez o uso de alguma substância psicoativa nas últimas horas como cocaína, THC, MDMA, anfetamina e outras drogas. A previsão é que os testes comecem ainda neste mês de julho com alcance de 9 mil testados até o final de dezembro.
A iniciativa da PRF juntamente com a SENAD (Secretaria nacional de políticas sobre drogas) e a AMMETRA (Associação mineira de medicina de tráfego) visa certificar a capacidade do aparelho e seu grau de confiança para ter dados suficientes sobre a sua operação e aprovação de uso.
Em pesquisa realizada pela polícia rodoviária federal, mostra que o uso de drogas por condutores subiu a ponto de dobrar, enquanto números de motoristas alcoolizados diminui. Isso se deve também ao valor alto da multa de R$ 2964,70, além da suspensão da carteira por 12 meses para quem dirige embriagado.
De acordo com o diretor científico da AMMETRA, Alysson Coimbra, a redução do número de acidentes de trânsito juntamente com as mortes em função da gravidade, diminuirá com a utilização dos dogrômetros juntamente com análise toxicológica.
‘‘Enquanto o número de infrações por dirigir sob o efeito de álcool cai, cresce a incidência de motoristas flagrados dirigindo após consumir drogas. A maior dificuldade na identificação de sinais de uso de substâncias ilícitas pelos motoristas torna urgente a regulamentação e uso desse aparelho no país, assim como já acontece há mais de dez anos em outros lugares do mundo’’, declara.
Com a sua eficácia comprovada, será usado nas fiscalizações de cinco estados brasileiros que integram o programa ‘Em frente, Brasil’, idealizado pelo governo federal.
Caminhoneiro natural de Petrolina morre em colisão na BR-101, no sul da Bahia Um acidente grave na BR-101 deixou um…
A empresa Transportadora Porto Ferreira anunciou um novo processo seletivo para contratação de motoristas com experiência em caçamba, os interessados…
A falta de caminhoneiros no Brasil já virou um dos maiores problemas para o setor de transporte. Muitas transportadoras não…
Falta de recursos impede Correios de investir em carros elétricos mesmo com promessa de economia Os Correios estão estudando a…
Atendimento médico gratuito para caminhoneiros fica disponível por 90 dias na Via Dutra em Pindamonhangaba (SP) Caminhoneiros que passam pela…
A Videira Transportes anunciou em sua rede social vaga para motorista , os interessados devem atender os requisitos abaixo e…
Este site utiliza cookies.