Volvo FH ganha prêmio pela sexta vez por seu grande valor de revenda

A Volvo obteve mais uma vez uma importante distinção no setor de transportes. O FH 540cv 6×4 t conquistou o reconhecimento de caminhão pesado acima de 500cv com maior valor de revenda no País. Novamente o veículo conquistou a primeira posição no ranking “Campeão de Revenda 2021”, a certificação conferida pela prestigiada revista Frota&Cia, uma das tradicionais publicações que cobrem o setor no Brasil. É a sexta vez que o modelo da marca obtém o primeiro lugar em pesquisas deste tipo.

O FH 540cv 6×4 ganhou uma vez mais esta importante premiação ao registrar a menor depreciação de preço no período de três anos entre todos os caminhões pesados com motorização acima de 500cv. O levantamento é feito a partir da tabela Fipe, que divulga preços médios de veículos anunciados pelos vendedores, numa sondagem que serve de parâmetro para negociações e avaliações. Os dados foram processados pelo FrotaDataBank, o braço estatístico do grupo editorial que publica a Frota&Cia.

O FH 540 6×4 foi, de longe, o caminhão mais valorizado na categoria de pesados, com potência acima de 500cv. O modelo registrou uma depreciação ínfima de 0,74% no período de três anos, muito abaixo da média geral do mercado na categoria, que foi de 13,6%. “É um resultado excepcional e um fato inédito no levantamento”, afirma José Augusto Ferraz, diretor de conteúdo de Frota&Cia, ao citar a excelente imagem que o caminhão tem no mercado, seja entre os novos ou entre os seminovos.

Ele lembra que a certificação tem se tornado cada vez mais relevante no mercado brasileiro, uma vez que os modelos ranqueados se tornam uma referência para o transportador. “O preço de um veículo usado é um dos itens que compõem o TCO (Total Cost Ownership, ou Custo Total de Propriedade), um fator decisivo na operação de transporte de cargas”, explica Ferraz. Ele diz que o estudo se transformou num indicador econômico que contribui na decisão de compra, venda ou avaliação de um caminhão, novo ou usado. “E a adoção da tabela Fipe é um padrão respeitado pelo mercado, muito transparente e largamente utilizado por seguradoras, bancos, instituições financeiras e empresas públicas e privadas”, observa.

Reputação

“Estamos duplamente satisfeitos com o desempenho da Volvo. Depois de vermos o FH brilhar de novo no primeiro lugar entre os caminhões pesados novos mais vendidos, agora recebemos novamente a premiação da revista Frota&Cia. Na hora de escolher qual modelo adquirir, o transportador faz contas, olha resultados e opta pelo melhor”, declara Alcides Cavalcanti, diretor executivo de caminhões da Volvo no Brasil.

“O FH manteve a respeitável chancela de ‘Campeão de Revenda’. A sua grande robustez, a alta disponibilidade e o baixo consumo são alguns dos seus principais atributos. Eles comprovam de novo que é o veículo pesado acima de 500cv mais bem conceituado por todo o mercado”, complementa Rogério Kowalski, gerente comercial de seminovos da Volvo.

O FH 540cv também continua sendo o preferido pelos transportadores no mercado de caminhões zero quilômetro. Há anos ele é o caminhão pesado mais vendido no Brasil, posição que manteve no primeiro semestre deste ano, de acordo com informações da Fenabrave (Federação Nacional dos Distribuidores de Veículos Automotores). De janeiro a junho de 2021 foram emplacados 3.982 unidades deste modelo no País, volume 50% superior ao resultado do mesmo período em 2020.

Nova linha

O caminhão laureado pela pesquisa acaba de ter sua nova geração lançada no Brasil. Ainda mais inovador, traz de série um inédito pacote de dispositivos de segurança, novo painel com avançada plataforma digital e aprimoramentos de aerodinâmica e conectividade que garantem um consumo de combustível até 5% menor.

Os Volvo têm uma nova versão do I-See, o sistema que utiliza a conectividade do caminhão para identificar antecipadamente a topografia da estrada e escolher as melhores marchas, sempre de forma automática. Agora o I-See já vem pré-mapeado de fábrica, melhorando o desempenho e poupando combustível desde a primeira viagem.

Outro avanço é na transmissão eletrônica I-Shift, que está ainda mais inteligente, com até cinco modos de condução, dependendo do modelo. Os veículos ganharam um painel digital de 12 polegadas, com várias possibilidades de telas configuráveis para a conveniência do motorista. Tudo se ajusta ao modo de direção, mostrando na tela central informações necessárias para as diferentes operações.

As inovações garantem mais facilidade no dia a dia, como a inspeção automática de pré-viagem, que verifica inúmeros itens. O condutor pode colocar o display do GPS no centro do campo visual e também visualizar o peso por eixo do cavalo mecânico e da carreta, entre inúmeras outras opções. Outra inovação é a central multimídia de 9 polegadas de tela sensível ao toque. Com visualização fácil, traz tudo ao alcance da mão e visão do condutor.

O novo FH também tem o Piloto Automático de Descida, tecnologia inédita que permite manter a velocidade programada em descidas de serra ou declives mais longos. O sistema conjuga vários dispositivos, como o consagrado VEB; o potente freio motor Volvo; a transmissão eletrônica I-Shift; e até mesmo os freios de serviço do caminhão, acionados de forma automática para não exceder a velocidade máxima estabelecida.