
Todos os dias e noites nas estradas, você tem a garantia de ver um caminhão indo e vindo de um depósito transportando mercadorias e equipamentos para manter os alimentos e itens de consumo circulando em todo o país.
São milhares de motoristas que circulam por todas as vias do mundo, você sabia que esses profissionais têm direitos assegurados pela a Lei?
Com a atual alta demanda por estoque para supermercados, o número de caminhoneiros trabalhando por mais tempo e com horários mais exigentes está aumentando.
Nestes tempos de incerteza, os caminhoneiros que trabalham podem se sentir obrigados a ir acima e além por seus empregadores e colocar sua própria segurança em risco, bem como comprometer a segurança de outras pessoas na estrada.
Explorando algumas questões importantes, vejamos quais são as suas obrigações como caminhoneiro? Quais são as responsabilidades do seu empregador para mantê-lo seguro? Que medidas os caminhoneiros podem tomar para se manter em forma, saudáveis e seguros nas estradas?
Direitos do trabalhador do caminhoneiro
A indústria de caminhões é regulamentada pelo National Heavy Vehicle Regulator (NHVR). As diretrizes e leis são definidas para garantir a segurança de todos no setor.
Como motorista de caminhão, você tem direito ao seguinte:
Os empregadores e empresas da indústria de veículos pesados são responsáveis por:
Pressões de tempo: os prazos rígidos e apertados para os motoristas de caminhão podem aumentar a pressão sobre os motoristas para acelerar e pular pausas e simplesmente continuar avançando para fazer o trabalho.
Estresse: um problema de saúde comum para os motoristas de caminhão, muitos fatores contribuintes podem aumentar o estresse para os motoristas. Fazendo entregas no prazo, ficando preso no trânsito e lidando com outros motoristas na estrada.
Trabalho por turnos e fadiga: O trabalho por turnos é comum para caminhoneiros e trabalhar em horários irregulares e longos pode causar fadiga.
Caminhões com manutenção insuficiente: o caminhão é o principal local de trabalho dos motoristas de caminhão, portanto, garantir que um caminhão bem mantido e adequado para o uso seja fornecido reduzirá os ferimentos e tensões no local de trabalho devido às más condições do caminhão.
Manuseio manual e materiais pesados: Carregar e descarregar veículos geralmente envolve levantar pesos pesados; se os motoristas não forem devidamente treinados em práticas seguras de manuseio manual, mais lesões ocorrerão.
Trabalho em altura: a própria natureza e construção de um caminhão são geralmente altas, portanto, mesmo para entrar e sair de um caminhão será necessário manobrar seu corpo de maneiras diferentes.
Também pode ser necessário subir e descer do veículo para verificar sua carga, causando um risco maior de queda.
Exposição a produtos perigosos (incluindo gases e vapores): Os motoristas de caminhão podem ser expostos a perigos transportados pelo ar, como gases e vapores, e produtos perigosos que transportam, e podem causar danos significativos se as medidas de segurança corretas não forem seguidas.
Redação – Brasil do Trecho
Caminhoneiro natural de Petrolina morre em colisão na BR-101, no sul da Bahia Um acidente grave na BR-101 deixou um…
A empresa Transportadora Porto Ferreira anunciou um novo processo seletivo para contratação de motoristas com experiência em caçamba, os interessados…
A falta de caminhoneiros no Brasil já virou um dos maiores problemas para o setor de transporte. Muitas transportadoras não…
Falta de recursos impede Correios de investir em carros elétricos mesmo com promessa de economia Os Correios estão estudando a…
Atendimento médico gratuito para caminhoneiros fica disponível por 90 dias na Via Dutra em Pindamonhangaba (SP) Caminhoneiros que passam pela…
A Videira Transportes anunciou em sua rede social vaga para motorista , os interessados devem atender os requisitos abaixo e…
Este site utiliza cookies.