Entenda o que significa as nomenclatura dos caminhões da Iveco

Foto: Iveco

Saiba como funciona e cada significado das nomenclatura expostas nos modelos

Os caminhões da marca Italiana Iveco assim como qualquer outro caminhão possui uma nomenclatura técnica, por exemplo o modelo Hi-Way 440 que tem a sua nomenclatura técnica de 600S44T.

Os primeiros três números são referentes ao peso bruto total (PBT), apesar do número ser representado por centena a unidade representada é sempre a milhar, ou seja, o peso bruto do caminhão é 60.000 quilos ou então 60 toneladas de capacidade.

Logo após vem a letra S vem do Stralis, o caminhão apesar de ser o modeo Hi-Way que foi idealizada a partir dos caminhões Stralis, linha que foi lançada em 2005 em território brasileiro pela marca Italiana.

Continuando, vem o número 44 na nomenclatura do caminhão, representada em dezena o número é a resultante da cavalaria do caminhão, sendo assim, para esse caso o caminhão tem uma potência de 440 cavalos.

Por final o caminhão temos a letra T que significa que o caminhão é traçado simples, nessa situação ele pode ser tanto 4 x 2 como 6 x 2 a depender do modelo. Existe os modelos com o final TZ que seria o caso do 740E42TZ que colocando em prática seria o caminhão com PBT de 74 toneladas, da linha Eurotech, com 420 cavalos de potência e tração 6 x 4. Todos os veículos com o final TZ da marca Iveco têm tração 6 x 4.

Redação – Brasil do Trecho