O caminhão tem um papel fundamental para o desenvolvimento da humanidade, sendo ele o responsável pela distribuição de todas as mercadorias consumidas pela humanidade. O primeiro caminhão foi desenvolvido em 1895, Karl Benz idealizou o primeiro caminhão e conseguiu criar o primeiro caminhão do mundo.
Ao longo do tempo os caminhões vêm ganhando diversas tecnologias, visando mais segurança, praticidade e conforto. O primeiro caminhão havia desenvolvia o máximo de 10 HP e conseguiu desenvolver uma velocidade de 3 a 12 km/h, com uma capacidade máxima de 6 toneladas.
Com o avanço da tecnologia os caminhões também foram aprimorados, dessa maneira, o caminhão mais potente do Brasil atualmente é o Volvo FH 16 – 750. O caminhão tem 750 cavalos de potência e consegue transportar 44 toneladas.
Os caminhões também estão mais seguros tanto para os caminhoneiros como também para os veículos pequenos que trafegam junto com esses veículos. Os veículos dispõem de dispositivos de segurança como piloto automático auxiliando os caminhoneiro caso saia da faixa com sinais sonoros e Airbag dentro da cabine para segurança dos motoristas.
Ergonomia é outro ponto muito importante em que as montadoras vêm trabalhando, além de ser uma ferramenta de trabalho o caminhão é o escritório do caminhoneiro, ou seja, muitos caminhoneiros passam a maior parte do dia sentado atrás do volante de um caminhão, já temos diversas cabine desenvolvida para entregar um conforto e ergonomia ao motorista.
Emissão de gases poluentes é outro ponto que vem sofrendo bastante mudanças na tecnologia embarcada nos caminhões se comparado com os veículos mais antigos. Nesse sentido, o desenvolvimento de caminhões elétricos vem sendo bastante forte no mercado europeu.
Hoje temos caminhões altamente tecnológicos e modernos, porém o mercado ainda tem muito o que evoluir, um fator que vem ganhando muita relevância são os caminhões autônomos, ou seja, sem motoristas. Será daqui uns anos a realidade do caminhão vai mudar drasticamente, igual hoje se comparado ao seu início? O que nos resta é aguardar para ver as principais mudanças.
Redação – Brasil do Trecho
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