Em Pernambuco a multa de quem é pego sem o exame toxicológico é de R$ 1.400

Exame toxicologico sendo realizando Foto: chromatox

O Detran de Pernambuco comunicou que voltará a exigir o exame toxicológico.

Exame toxicológico deve ser feito a cada dois anos

Nessa última sexta (12) o DTRAN/PE – Departamento de Trânsito de Pernambuco alertou que o exame toxicológico passará à ser exigido e os motoristas de caminhão, ônibus e vans que foram autuados no exame, serão multados automaticamente.

O exame toxicológico tem validade de dois anos e seis meses para os motoristas que tiverem a Carteira Nacional de Habilitação nas categorias C, D e E. Os condutores que forem pegos com o exame atrasado serão multados, conf. Lei 14.071/20 aprovada em outubro de 2020.

O exame é feito por meio de amostras de cabelo ou unhas. Diante disso, é verificado o consumo, ativo ou não, de substâncias psicoativas, com análise retroativa mínima de 90 dias. O material é coletado em laboratórios credenciados do Detran-PE.

Essa punição avia sido adiada devido a pandemia do Covid-19, pois o Detran estava com atendimento restrito, mas desde a última segunda (12), o Detran/PE comunicou que a penalidade voltou a ser aplicada.

Quem for pego com o exame atrasado será multado em R$ 1.467,35 e após 30 dias do vencimento desta será considerada infração gravíssima. Além disso, o veículo poderá ser retido e sua liberação só será possível, mediante a apresentação de um novo condutor habilitado.

Ainda tem outra penalidade que impacta diretamente no serviço de quem atua com as categorias C, D e E, o motorista infrator perderá o direito de dirigir por 90 dias. 

Redação – Brasil do Trecho