
Foto: Governo de Goiás Fonte: Agência Senado
A ANTT informa que o CIOT continuará válido e obrigatório até o DTe incorporá-lo.
Para que serve o CIOT?
O CIOT – Código Identificador da Operação de Transporte é como se fosse uma nota fiscal desenvolvida para serviços de fretagem e entrega, ou seja, serve para regulamentar o pagamento realizado por esses serviços.
Trata-se de uma numeração exclusiva de cada contrato de frete emitido possuindo autenticidade pela ANTT – Agência Nacional de Transportes Terrestres.
DTe ainda sem prazo para implantação
O CIOT agora é obrigatório, para todas as contratações de TAC – Transportes Autônomos de Cargas.
A ANTT informa a obrigatoriedade do CIOT a partir de 26.03.2020, sendo necessário e previsto em lei.
O DTe – Documento Eletrônico de Transporte, criado pela MP – Medida Provisória 1051/2021, não possui ainda prazo de implantação, pois houve a necessidade de verificação de manter ou não a emissão do CIOT.
Em resposta, a ANTT comunicou que os PEFs continuam válidos, pois tanto o CIOT quanto o PEF somente serão incorporados ao DTe, após o estabelecimento da data à ser publicada no cronograma de acordo com a Lei 14.206/2021.
Desta forma, o CIOT está mantido.
Redação – Brasil do Trecho
Faleceu neste Domingo (22), aos 96 anos, Nahyra Schwanke, conhecida carinhosamente como Dona Nahyra, uma das mulheres que marcaram época…
Um caminhoneiro morreu em um incidente ocorrido durante o carregamento de soja em uma fazenda no estado do Mato Grosso.…
A empresa Coopercarga está em busca de profissionais qualificados para a vaga de Motorista (Mulheres) ,Se você possui experiência com carreta…
A empresa Carsten Transportes está com um novo processo seletivo para contratar motorista com experiência na função, para participar do…
Um caminhoneiro morreu depois que o caminhão que ele dirigia **saiu da pista na **rodovia BR-116, em um trecho conhecido…
Um caminhoneiro ficou gravemente ferido após a carreta que ele dirigia despencar para dentro de um rio em um trecho…
Este site utiliza cookies.