Caminhoneiro

Escassez de aproximadamente 400 mil caminhoneiros na Europa desencadeia uma crise no abastecimento

Todos os países do continente europeu estão sendo afetados.

A falta da mão de obra já era percebida antes da pandemia do Covid 19

Toda a Europa passa por uma escassez de 400 mil caminhoneiros. As transportadoras encontram dificuldades em recrutar, devido aos baixos salários e às difíceis condições de trabalho.

Mas todos os países estão sendo afetados. A Polônia, por exemplo, tem um déficit de mais de 120 mil caminhoneiros, o Reino Unido cerca de 100 mil, a Alemanha aproximadamente 60 mil e a Espanha 15 mil, de acordo com um estudo da consultoria britânica Transport Intelligence (TI).

A falta da mão de obra já era sentida antes da pandemia do Covid 19 e acabou se tornando notória com o início da recuperação econômica que fez demandar mais e mais serviços e fretes e esta desencadeando uma crise no abastecimento.

Algumas razões aprofundam a crise

. A população de motoristas envelheceu e os jovens não se sentem atraídos, devido aos baixos salários considerados por eles e condições ruins de trabalho.

. Com o fim do serviço militar obrigatório, não estão mais sendo absorvidos motoristas de caminhões já treinados, para o mercado.

. Falta de infraestrutura adequada para pernoite

. Assaltos e roubos às cargas etc

Vários institutos de formação tentam atrair candidatos, como o salão de logística Solutrans, que abriu na terça na França, fazendo os candidatos dirigirem um grande simulador.

Régis Garcia do Centro de formação Aftral, comenta que é uma profissão que possui enormes responsabilidades, porém está bem menos física e mecânica, tendo mais assistência eletrônica, onde os caminhoneiros percorrem menos distâncias que antigamente.

O futuro motorista tem horas extras para melhorar sua renda e bônus, mas isso está longe de ser a solução.

Transportadoras e Sindicatos estão entrando em acordo para tornar a profissão mais atrativa, como por exemplo medidas para melhorar a saúde e o bem-estar dos caminhoneiros e um aumento de 10% dos salários, para os que começam com o salário mínimo, além de jornadas mais reduzidas evitando-se desgastes excessivos como atuar sempre em todos os finais de semana, em todos os feriados etc.

Redação – Brasil do Trecho

Etiquetas espanhaPolônia
João Neto

Nascido em Ceilândia e criado no interior de Goiás, sou especialista em transporte terrestre e formado em Logística. Com ampla experiência no setor, dedico-me a aprimorar processos de transporte e logística, buscando soluções eficientes para o setor.

Postagens recentes

Acidente na BR-101 deixa caminhoneiro natural de Petrolina morto no sul da Bahia

Caminhoneiro natural de Petrolina morre em colisão na BR-101, no sul da Bahia Um acidente grave na BR-101 deixou um…

4 horas atrás

Transportadora TPF abre vagas para motorista carreteiro

A empresa Transportadora Porto Ferreira anunciou um novo processo seletivo para contratação de motoristas com experiência em caçamba, os interessados…

4 horas atrás

Falta de caminhoneiros vira dor de cabeça e transportadoras buscam soluções de todo jeito

A falta de caminhoneiros no Brasil já virou um dos maiores problemas para o setor de transporte. Muitas transportadoras não…

4 horas atrás

Correios avaliam compra de carros elétricos para cortar custos, mas falta dinheiro no caixa

Falta de recursos impede Correios de investir em carros elétricos mesmo com promessa de economia Os Correios estão estudando a…

4 horas atrás

Caminhoneiros terão atendimento médico na Via Dutra por 90 dias em Pinda (SP)

Atendimento médico gratuito para caminhoneiros fica disponível por 90 dias na Via Dutra em Pindamonhangaba (SP) Caminhoneiros que passam pela…

1 dia atrás

Transportadora Videira abre vagas para motorista de caminhão

A Videira Transportes anunciou em sua rede social vaga para motorista , os interessados devem atender os requisitos abaixo e…

1 dia atrás