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No Brasil não existem carros de passeio movidos a diesel, saiba porque

O Brasil mesmo sem ter a intenção na época, acabou por estabelecer uma tendência mundial na atualidade

Desde quando o Brasil proíbe carros movidos a diesel e porque isso ocorreu?

A Portaria MIC 346 proíbe carros a diesel no Brasil e foi criada em 1976 por conta da crise mundial de combustíveis e pela poluição gerada pelo enxofre do diesel na época.

A tendência no Brasil fez com que o diesel fosse utilizado no transporte de cargas e passageiros, pois o modal rodoviário é o principal meio de escoamento de produtos.

Em nosso país, só caminhões, ônibus, picapes com carga útil superior a 1.000 kg e utilitários com tração 4×4 e reduzida ou primeira marcha mais curta podem usar essa motorização, como nos Jeep Renegade e Compass.

Existiram tentativas de derrubar essa lei, porém sempre encontravam argumentos relacionados a questão ambiental. O Brasil há décadas atrás, pode ter iniciado uma tendência. 

Em outros lugares o diesel foi permitido para carros de passeio

A Europa investiu na época nos motores a diesel, pois passaram de 10% em 1995 para 60% das vendas de carros em 2011. 

Nos dias atuais, tendo maior oferta de carros híbridos (elétrico-gasolina) e menor oferta de motores diesel, os carros a gasolina são os que mais vendem na Europa. Além da tendência iminente de eletrificação dos carros vendidos por lá, a Europa aposta que não terão carros a combustão a partir de 2040.

Hoje em dia, como são os motores a diesel?

No passado o diesel emitia muito material prejudicial para a saúde humana. Com a criação do diesel S10 (que possui baixo teor de enxofre em sua composição) isso não faz mais sentido.

Os motores atuais movidos a diesel poluem bem menos por conta do aprimoramento do combustível e os veículos são 30% mais econômicos em relação aos modelos a gasolina, tendo ainda mais torque em baixa rotação, informa Everton Lopes, engenheiro da SAE Brasil.

Redação – Brasil do Trecho

João Neto

Nascido em Ceilândia e criado no interior de Goiás, sou especialista em transporte terrestre e formado em Logística. Com ampla experiência no setor, dedico-me a aprimorar processos de transporte e logística, buscando soluções eficientes para o setor.

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