5 coisas que tiram a paciência do motorista de caminhão

caminhoneiro revoltado
Foto: Reprodução de vídeo

Vejam algumas dicas de como contornar a impaciência.

Veja o que mais irrita os caminhoneiros e o que fazer para manter-se calmo e sereno diante das adversidades do dia a dia 

No dia a dia dos caminhoneiros, muitas coisas podem acontecer e algumas delas, nem sempre saem conforme o planejado. Não é todo dia que acordamos com pré-disposição para monge budista, não é verdade? 

Veremos então o que mais irrita os caminhoneiros e algumas dicas de como equilibrar suas atitudes, buscando maior serenidade, desviando as irritações cotidianas para uma energia melhor e uma atitude mais sábia e positiva.

A irritação pode ser evidenciada como uma ação ou efeito de irritar, de perder a paciência, de se encher de raiva. Mas o que pode ocasionar isso em nosso caso específico, na vida corriqueira do caminhoneiro?

Dentre várias possibilidades que possam irritar e “tirar do sério” um motorista de caminhão, veremos cinco exemplos que consideramos mais marcantes.

  1. Atraso para carregar e descarregar
  2. Cobranças excessivas das empresas
  3. Mau atendimento em postos de combustíveis ou restaurantes
  4. Falta de respeito de outros colegas
  5. Multas

As causas podem ser outras, porém especificamos as que normalmente percebemos e ocorrem com maior frequência, mas que devem ser contornadas, para que isso não atrapalhe a condução normal de suas atividades.

Ninguém quer que aconteça “um dia de fúria”, para quem já viu o filme, sabe do que estamos falando. Também é importante ter o autocontrole, pelo simples fato que perdê-lo não resolverá o problema e pode até aumentá-lo, o que não queremos em nenhuma hipótese.

Todos nós admiramos algum profissional exemplar, que nunca perde a calma e que sempre encontra respostas para os problemas, porém essa atitude reflete o controle de si mesmo e não apenas o controle da situação.

É importante dar o primeiro passo que é manter a calma e imediatamente refletir sobre a causa do problema para tentar resolvê-lo. Não adiantará nada ficar reclamando e não agir, pois nem sempre ele será resolvido sozinho.

Então, seguem algumas dicas importantes para ter um autocontrole de si mesmo e das situações adversas que possam ocorrer

Caminhoneiro descarrega carga no pátio da empresa após aguardar 20 dias -  Brasil do Trecho
Descarregando no pátio da empresa

. Quando um carregamento ou descarregamento atrasar, procure entender o que ocasionou o problema, se pode ser antecipado o horário no próximo serviço para que não volte a ocorrer. 

Ao chegar ao local, seja sincero e diga exatamente o que aconteceu. Procure acalentar o cliente e não discutir com ele. Reconheça o erro, seja pelo meio externo que ocasionou o atraso ou pelo seu próprio erro e o que fará para não ocorrer novamente.

Haja com profissionalismo e cordialidade, demonstre que apesar do ocorrido, não perdeu o controle da situação. Se a causa foi devido a um acidente ou por algum protesto na estrada, relate o ocorrido.

Tente manter contato com sua base ou com seu cliente, para mantê-lo informado em tempo real e conseguir projetar o horário de chegada, isso demonstrará responsabilidade e preocupação com a carga. O cliente perceberá sua preocupação e poderá até elogiá-lo.

CLT - Advertência. - Santos Pedro Advogados
Foto: santospedro

. Quando existir uma cobrança excessiva, seja por parte da empresa ou pelo próprio cliente, haja com profissionalismo e diga que entende a sua exigência e que fará de tudo o que estiver ao seu alcance para atendê-lo.

Muitas vezes as pressões são dissipadas ou eliminadas apenas com cortesia e empatia. Ser empático quer dizer que você sente a dor daquele sofrimento e que ao sentir isso, você entende perfeitamente o que está sendo transmitido. 

Provavelmente seu esforço em compreender a cobrança excessiva e seu profissionalismo em resolvê-la a contento, fará com que seu esforço seja reconhecido e consequentemente, receberá novos serviços.

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Foto: Tomaz Silva/Agência Brasil

. Mau atendimento em postos de combustíveis e restaurantes o que é muito comum e devemos entender que da mesma forma que pode acontecer conosco quando acordarmos de mau humor, também pode ocorrer com outros profissionais. Então, procure ser gentil, pois gentiliza gera gentileza e o profissional que agiu de maneira rude, acabará pedindo desculpas e entendendo que se excedeu.

Se por acaso o problema permanecer em outros momentos e atendimentos, comunique o responsável pelo local e busque orientá-lo do que está acontecendo em seu recinto, para que ele tome as medidas disciplinares necessárias. 

Nunca se deixe envolver por um mau atendimento de algum profissional ou estabelecimento. Pode ser por uma ocasião pontual e isso não deve ser guardado como mágoa ou rancor, pois as pessoas não são perfeitas, assim como nós também. 

Busque o diálogo, sempre haja com cordialidade e categoria, contorne o mau humor daquele que lhe transmite isso e diga que nunca o viu assim. Pergunte por que ele ou ela age desta forma e se existe alguma coisa que possa ajudá-lo. É provável que perceba sua preocupação e fique até envergonhado e lhe peça desculpas por seu comportamento.

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. A falta de respeito de outros colegas pode ser um fator que tenta desestabilizar seu humor, porém, lembre-se do autocontrole, pois você é um profissional diferenciado e que age com gentileza e cordialidade. 

Não retribua no mesmo tom de desrespeito e da mesma forma em que foi recebido. Muitas vezes apenas uma atitude positiva, sempre buscando o diálogo, já resolve boa parte dos conflitos. Lembre-se do que falamos anteriormente sobre empatia!

Então, comece a praticar isso! Pergunte se ele ou ela precisa de ajuda e o que esta acontecendo, pois você nunca o viu agir dessa forma.

Isso representa quebra da energia ruim pela energia boa. A negatividade esta sendo afastada e você provavelmente ganhará mais um amigo. Lembre-se que “as atitudes que fazem as pessoas serem o que elas realmente são”.

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Multa sendo aplicada – Foto: Pé na Estrada

. Multas – haja sempre com cautela, prevenindo os riscos, dirija defensivamente e nunca agressivamente. Lembre-se que multas são penalidades aplicadas porque cometemos alguma falha e precisamos evitar que ocorram novamente.

Não permita nunca que os prazos, o tempo entre outros fatores, propiciem falhas ao dirigir. Mantenha-se concentrado, controle a ansiedade, o estres e jamais tente quebrar as regras de trânsito, pois você é um motorista profissional e desta forma, segue as leis do nosso CTB – Código Brasileiro de Trânsito.

Porém, se por acaso cometer alguma falha, isso não é motivo para mau humor. Somos eternos aprendizes e temos que reconhecer e aprender com nossos erros, para que eles não voltem a ocorrer.

Bem, essas são algumas dicas para que sejam praticadas por caminhoneiros que buscam a excelência em seus serviços e atividades. 

Nós nos aperfeiçoamos ao longo do tempo, mas a prática de empatia, cordialidade, bom humor e positividade, podem ser incorporadas por qualquer profissional e só depende de cada um e de como queremos que as pessoas nos vejam desde já.

Redação – Brasil do Trecho