Muitas pessoas se questionam como pode uma ponte ser construída dentro do mar ou rio? Como isso é realizado?
Veja como isso é possível e quais são as técnicas empregadas em uma construção de ponte no mar
A construção dos pilares da ponte somente é possível com a utilização de tubulões e de caixões.
Tubulões são tubos metálicos com até 3 metros de diâmetro, cuja ponta e encravada no fundo do mar, até encontrar uma base rochosa. Em seguida, a água do interior é bombeada para fora, ficando o interior seco, com a aplicação de um sistema de ar-comprimido para que se permita escavar a base na qual se assentará o tubo, onde a medida que se escava, o tubo vai penetrando no solo.
Então a base é alargada para sustentar todo o alicerce. O tubulão então é preenchido com concreto e sobre ele se constrói um bloco, (também de concreto) e que servirá de base para os pilares de sustentação da parte plana da ponte, o que os engenheiros chamam de tabuleiro.
Os caixões, o terreno é escavado e os pilares edificados da mesma maneira que os tubulões. São estruturas de aço e de concreto armado,
Esse modelo de construção de pontes são para locais próximos ao continente, onde a profundidade da água varia em torno de 50 metros e essa técnica também pode ser utilizada em pontes sobre rios.
Redação – Brasil do Trecho
Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento conforme explicado em nossa
consulte Mais informação
Deixe um comentário