Como será o Natal dos caminhoneiros longe de casa?

Foto: Rogério Aderbal/G1

Muitos caminhoneiros viajam com suas esposas, companheiras e filhos, porém para outros grupos, a viagem pode ser bem solitária.

Muitos caminhoneiros passarão o Natal longe das suas famílias nas estradas

As festas de final de ano, como Natal e Réveillon são comemoradas tradicionalmente em família, mas para alguns trabalhadores isso nem sempre ocorre.

Para os caminhoneiros por exemplo, durante toda a sua trajetória, muitas vezes foram afastados pelo trabalho, das suas famílias. Sejam em festividades Natalinas, passagens de ano, entre outras, como aniversários, Carnaval etc.

Para alguns motoristas o que conforta é que eles estão provendo e levando o sustento de seus entes queridos a cada mês e isso é uma situação que acaba acalentando os corações mais afetados. A saudade da família é apenas um dos desafios que nossos heróis têm que enfrentar.

Estradas - A estrada é para poucos, segundo o autor do Diário de Bordo de  um Caminhoneiro
Foto: Diario de bordo de um caminhoneiro

Por outro lado, existem os que carregam sua família na boleia e passarão o Natal e Anovo Novo longe de casa sim, mas unidos em algum lugar desse país, só retornando após efetuarem as entregas planejadas.

Como a situação atual não está nada fácil, muitos caminhoneiros buscam apoio nas paradas, nas estradas, nas mensagens e vídeos de celular, ouvindo a voz de seus familiares e encontrando um pouco de paz para continuarem suas viagens.

Para o motorista de carreta há 12 anos, Gilmar Rigo, de 35 anos de idade, paranaense, esse ano ele terá a companhia da sua esposa e filho de 3 anos, onde já estão juntos há dez dias, viajando.

Eles só devem retornar no próximo ano e passarão o Natal em Cacoal (RO). Gilmar comenta que mesmo ao lado da esposa e de seu filho a situação ideal seria passar juntos com seus parentes. Posteriormente, eles ainda seguirão para Mato Grosso.

Esse é o exemplo de muitas famílias de caminhoneiros e é por isso que devemos sempre agradecê-los por tudo o que fazem por todos nós, pelos sacrifícios e dificuldades que passam, pelo amor a profissão e por estarem transportando alimentos, medicamentos e produtos em geral para que o Natal da maioria dos brasileiros seja repleto de alegrias e fartura.

YouTube video

Redação – Brasil do Trecho