Empresa Kamaz Russa considera utilizar presidiários para montar caminhões

Foto: Kamaz veículos

A maior produtora de caminhões da Rússia deve utilizar presidiários na montagem de caminhões.

Os caminhões da Kamaz são famosos por vencerem o Rali Dakar

Fundada em 1969, a Kamaz tem sede em Náberejnie Tchelni (Tartaristão) e essa grande montadora russa tem capacidade de produção de cerca de 43.000 veículos por ano.

Ela fabrica caminhões, ônibus, tratores e colheitadeiras, todos reconhecidos por sua força e resistência. Apesar da marca russa ser pouco conhecida no Brasil ela já venceu 12 corridas do Rali Dakar e não existem dúvidas de que o Kamaz Master Team é um dos nomes de maior importância da competição.

A maior fabricante russa de caminhões deve utilizar presos já condenados para suprir a escassez de mão de obra

A maior fabricante russa de caminhões (Kamaz.MM), considera a possibilidade de utilizar prisioneiros para atuarem em suas fábricas, avaliando como aplicarão o programa de trabalho desenvolvido pelo Serviço Penitenciário Federal, compensando assim um déficit de força de trabalho, comenta o CEO Sergei Kogogin.

A Kamaz enfrenta uma escassez de cerca de 4.000 funcionários em suas instalações de produção em Naberezhnye Chelny, cidade industrial a 900 km a leste de Moscou. Ao todo a empresa possui um quadro de 24.000 trabalhadores.

Com 47% de controle pelo conglomerado estatal Rostec e 15% da Daimler, a empresa já trouxe até trabalhadores migrantes da região do Uzbequistão e agora considera utilizar mão de obra das prisões russas.

Devido a pandemia do Corona Vírus, muitos trabalhadores deixaram a Rússia, forçando as autoridades a buscar alternativas para suprir a escassez de trabalhadores.

No início deste ano o Serviço Penitenciário Federal propôs um plano para utilizar a mão de obra dos presídios para suprir a força de trabalho, alegando que o novo sistema não tem nenhuma semelhança com o vasto sistema de campos de trabalho forçados “GULAG” da era soviética.

Sendo assim, o governo ordenou que as autoridades avaliassem a proposta de utilizar condenados pela justiça para construir ferrovias etc.

Em seu aniversário de 50 anos a Kamaz apresentou seu novo modelo de caminhão

No início do ano de 2020, a Kamaz apresentou um novo modelo de caminhão durante as comemorações de seu aniversário de 50 anos.

O modelo denominado Kamaz-54901 Continent foi apresentado em um vídeo no canal do Youtube da empresa e de acordo com seus desenvolvedores, não existe nada no mundo que se compare ao novo caminhão.

O novo modelo possui motor híbrido, que reduz o consumo de combustível e faz 100 km com 25 litros, utilizando também energia solar captada através de painéis instalados no teto do veículo.

Possui sistema Highway Piot que simplifica o trabalho do motorista, com acionamento de freios de emergência pelo piloto automático e mudanças de marchas automáticas e semiautomáticas.

 A cabine traz muito mais conforto para os caminhoneiros, tendo uma cama de 90 cm de largura, micro-ondas, geladeira, fogão, chaleira, pia, mesa e conexão com a internet.

A Kamaz possui planos de produzir veículos no Brasil, mas nada ainda foi concretizado!

Redação – Brasil do Trecho