História nas estradas dessa vez com a Scania 111

Foto: motortudo

Há mais de 40 anos era considerado um veículo confortável

Esse caminhão Scania 111 era mais conhecido entre os caminhoneiros como jacaré

O Scania L 111S era classificado, entre outras qualidades, como um veículo confortável. Câmbio sincronizado, direção hidráulica (opcional), botões de comando de fácil acesso e baixo nível de ruídos, isso há mais de 40 anos, quando o termo “bruto” ainda cabia aos caminhões vendidos no mercado brasileiro.

O motor de 11.020 litros e 6 cc em linha vinha com 296 cv de potência a 2.200 rpm e torque máximo de 111 mkgf, caixa de câmbio de 10 velocidades, sendo cinco básicas e cinco multiplicadas por acionamento de botão na alavanca de trocas e uma à ré. Seu eixo traseiro o R 752, tinha relação 4,71:1 e pneus 11.00 X 22. 

Ele era conhecido como jacaré, onde muitos caminhões modelo 111 da Scania, ainda cortam as estradas do País transportando diferentes tipos de carga. Estamos falando de um caminhão que fez história no Brasil.

A família 111 era considerada a linha 1 da Scania na época

O primeiro caminhão da família 111 foi fabricado em 12 de setembro de 1975 e tinha cabine leito e direção hidráulica.

A última unidade da série foi fabricada em 1 de abril de 1981 e foi substituído pelo T 112. A Scania comercializou 1.522 unidades do modelo 111.

YouTube video

Redação – Brasil do Trecho