O que o caminhoneiro deve fazer para evitar o superaquecimento dos freios?

Fotos/Ricardo Silveira

Saiba o que fazer e o que não se deve fazer, em relação aos freios de seu caminhão.

Porque o sistema de freios pode falhar na descida de uma serra

Umas das principais dificuldades informadas por muitos caminhoneiros que pegam as estradas diariamente é quando se desce uma serra e o sistema de freios falha ou superaquece. Além de pensarmos no pânico que isso pode ocasionar é preciso ter a consciência de que tudo isso poderia ser evitado.

O superaquecimento dos freios pode ocasionar também o estouro dos pneus e assim propagar um desastre ainda maior ao veículo, à carga e aos demais motoristas e pedestres. Basicamente, o sistema de freios é composto por lonas e tambores em que o atrito gerado pelo acionamento contínuo e repetitivo do pedal pelo motorista, pode ocasionar em aumento de temperatura e perda de eficiência.

O assunto de superaquecimento dos freios deve ser tratado com muita seriedade, pois além de aumentar bastante o risco de acidentes nas estradas, pode ocasionar desgaste prematuro de peças e componentes de todo o sistema, como Câmaras de ar, pneus, discos, lonas, Válvulas e núcleos.

Mas como e o que pode ser feito para evitar o superaquecimento ou falha nos freios?

Em relação ao fator operacional, entende-se que o excesso de carga, aumento dos trajetos para paradas e velocidades excessivas, são as principais causas que podem ocasionar em aumento da energia cinética do veículo tendo como reflexos, grandes temperaturas em todo o sistema.

Já em relação à manutenção, os principais fatores são a regulagem e o estado geral dos componentes do sistema de freios, que podem aumentar consideravelmente os riscos de acidentes, caso não sejam efetuados os serviços com regularidade, como também as substituições das peças defeituosas.

Cuidados especiais em relação a regulagem das lonas com o eixo erguido, evitando-se que toquem o tambor de freio sem serem acionadas pelo pedal. 

As válvulas de alívio que descarregam o ar que fica nas câmaras de freio após a liberação do pedal, devem ser verificadas com frequência, pois se não funcionam adequadamente os freios serão empregados por mais tempo que o desejado, causando maior calor e desgastes desnecessários.

Confira dicas importantes para evitar isso:

  1. Reduza a velocidade;
  2. Sempre desça engrenado;
  3. Utilize, na descida, a mesma marcha usada para subir;
  4. Mantenha distância dos outros veículos;
  5. As lonas e os tambores em mau estado prejudicam a ação dos freios, e podem danificar outras peças do sistema;
  6. Excesso de peso, além de provocar o superaquecimento e o desgaste prematuro do sistema, exige que a distância de paradas seja aumentada;
  7. Fiquem atentos aos vazamentos no sistema de freios de serviço e em caso de emergências, acione a alavanca do freio de estacionamento gradativamente para não sofrer parada brusca;
  8. O uso excessivo dos freios pode causar perda de eficiência de frenagem, portanto dê preferência ao freio-motor;
  9. Evite a parada completa do veículo imediatamente após uma descida de serra. A parada completa do veículo faz com que os pneus percam capacidade de resfriamento mais rápido.
  10. Não abuse do uso do freio do semirreboque ou usar marchas incorretas na hora de descer serras. 
  11. Respeite os limites de carga e de velocidade estabelecidos.

Principais sinais para a revisão do sistema de frenagem

  1. Fiquem atentos às possíveis vibrações no volante ou ruídos ao acionar o pedal. Caso isso aconteça, verifique a necessidade de substituição dos componentes.
  2. Observem sempre as luzes do painel eletrônico do veículo, que em casos de sinais mais graves, elas ascenderão.

Não existe uma previsão exata para substituir os componentes de um sistema de freios, por isso é muito importante examinar com frequência os desgastes das peças de acordo com o uso do veículo. O ideal é fazer manutenções preventivas com regularidade.

Redação – Brasil do Trecho