Se os caminhoneiros folgassem no natal, todos teriam uma ceia farta?

Foto: Blog Iveco

Com certeza não! Seria um Natal sem alimentos, sem brinquedos e sem brindes, uma situação que pode ocorrer com a ausência de caminhoneiros para efetuarem os transportes dos produtos.

No Reino Unido, por exemplo, essa situação pode se tornar uma realidade

Um natal sem brindes, sem alimentos, sem bebidas, com a escassez de vários produtos. Sim, tudo isso pode ocorrer com a ausência de caminhoneiros.

A indústria do álcool no Reino Unido é a mais recente de uma longa lista de setores a alertar para uma possível escassez no Natal, como também a entrega de aves natalinas (perus), árvores e brinquedos.

De acordo com o jornal Inglês, The Guardian, empresas como a Pernod Ricard, Moet Hennessy e a Wine Society afirmaram que os custos crescentes promovem o caos da cadeia de abastecimento, impedindo entregas de vinhos e de bebidas em geral, aumentando o risco de que os supermercados fiquem sem produtos e com isso atrasem as entregas natalinas.

Isso tudo esta prestes a ocorrer, caso o governo não se esforce mais para resolver a questão.

A Agência WSTA, enviou carta ao governo solicitando providências urgentes e alertando para o risco de desabastecimento de bebidas no Natal

A Wine and Spirit Trade Association – WSTA, relata que enviaram uma carta ao governo alertando sobre o possível caos no abastecimento de bebidas, pois está demorando até cinco vezes mais para transportar produtos atualmente, do que há um ano atrás, ou seja, pedido de dois dias estão levando cerca de duas semanas para serem faturados.

Ainda complementa a Associação inglesa que os custos com frete aumentaram aproximadamente 75%, pois as empresas de entrega tiveram que aumentar os salários dos caminhoneiros para conseguir mantê-los, tendo muitas dificuldades para as pequenas empresas que lutam para competir com rivais maiores.

De acordo com os membros da WSTA, as entregas estão cada vez mais imprevisíveis de serem concluídas dentro do prazo estimado, significando que as mercadorias não estão prontas ou são deixadas em depósitos aguardando para serem coletadas.

As empresas de bebidas pediram ao governo para estenderem o visto de regime temporário para motoristas para um ano, onde expirará em fevereiro de 2022.

Portos congestionados e informações de concessões de habilitações não atualizadas são alguns dos problemas enfrentados no país

Eles também pedem para o governo intervir para suavizar as rotas de fretes congestionadas nos portos e fornecer também informações atualizadas de quantas habilitações para caminhoneiros estão sendo processadas pela Agência de Licenciamento de Motoristas e Veículos (DVLA).

A cadeia de abastecimento passa por uma crise no Reino Unido, sofrendo pressões como fuga de motoristas para países com melhores condições salariais e de trabalho, dificuldades para reposição de novos motoristas, problemas de fronteiras, atrasos na movimentação de contêineres, dentre outras situações que se agravam a cada dia.

Redação – Brasil do Trecho