Significado das marcas emblemas e nomes

Foto: Reprodução de video

As logos dos fabricantes de automóveis trazem em sua maioria diversos fatos de sua história e curiosidades.

Vejam sete das principais marcas do mundo, o significado de seus logotipos e suas histórias

Scania é a forma latina para identificar uma província sueca. A empresa foi fundada na Suécia no ano 1900, com o objetivo inicial de fazer bicicletas e se analisarmos por alguns segundos o logotipo da marca, perceberemos sua relação com as bicicletas. Porém, rapidamente passou para a produção de veículos automotores e em 1911 associou-se a Vabis, alterando sua logomarca, tendo ao centro a imagem de um ser mitológico chamado Grifo, que quer dizer vigilância.

Em 1969 a Scania Vabis se associou com a Saab e o último logotipo foi introduzido em 95, quando a Scania se tornou uma empresa independente, separando-se definitivamente da Saab.

A Volvo é sueca e foi fundada em 1927. Em latim, Volvo significa “eurodo”. A ideia de construir um dos automóveis mais seguros do mundo surgiu depois que uma das esposas dos fundadores morreu em um acidente. O símbolo com uma seta na diagonal era o sinal do ferro, utilizado por alquimistas para representar o metal. A marca sueca faz uso dele como alusão à durabilidade de seus veículos.

A Volkswagen é alemã, fundada em 1937. O nome significa carro do povo (Volk = povo; Wagen = carro). Seu surgimento foi através do fusca, seu primeiro carro, encomendado pelo próprio governo alemão na época de Adolf Hitler, para ser um carro popular, resistente e de fácil manutenção.

Sua logo sempre foi em formato circular, trazendo no centro as letras “V” e “W” sobrepostas. Hoje o grupo Volkswagen é o maior da Europa.

A Ford é estadonidense, fundada em 1903, por Henry Ford e teve participação fundamental no desenvolvimento do automobilismo mundial, além de forte influência em sistemas industriais de produção, através de novos métodos. Sua logo é a assinatura de seu fundador, Henry Ford.

A Fiat foi fundada em 1899 na cidade de Turim na Itália. O logotipo da Fiat traz seu nome composto por quatro letras que em português significa, Fábrica Italiana Automobilística de Turim. O primeiro logotipo era o desenho de um pergaminho, feito em latão. 

Por algum tempo as quatro letras foram substituídas por quatro linhas inclinadas. Atualmente o décimo quinto logotipo é uma variante no estilo moderno do emblema usado pela companhia nos anos vinte, desenhado pelo Centro de Estilo Fiat.

A Chevrolet é uma marca norte-americana fundada em 1911. O nome da marca é o sobrenome de seu co-fundador Louis Chevrolet. Seu emblema foi usado pela primeira vez em 1913. A versão oficial utilizada pela marca é que a inspiração veio de um papel de parede utilizado em um hotel em paris e tratava-se de uma espécie de gravata borboleta. 

Em outra versão, a inspiração veio de um anúncio publicitário de 1911 em um jornal. Há ainda a versão de inspiração na bandeira suíça, terra natal de Louis Chevrolet.A Mercedes-Benz é uma marca alemã e foi criada em 1924, resultado de uma fusão entre a Benz e Cia e a Daimler. Benz é o sobrenome de um de seus fundadores e Mercedes era o nome da filha de um empresário austríaco. O logotipo da Mercedes é uma estrela de três pontas, que representa a conquista dos motores nas três possibilidades de transporte, água, ar e terra.

https://www.youtube.com/watch?v=rF-jvpKzEyc

Redação – Brasil do Trecho