O Ministério da Infraestrutura passou a adotar um novo modelo de concessão mais rápido e menos burocrático, a fim de atrair investimentos e ampliar o uso de ferrovias.
Tarcísio Freitas, ministro da Infraestrutura, disse que a previsão inicial da pasta era de oito pedidos para o novo tipo de concessão, mas já são 35 pedidos de autorização, devendo representar 9 mil km de ferrovias e R$ 120 bilhões de investimentos.
Hoje as ferrovias representam 20% e em 15 anos a expectativa é que dobrem a presença, passando para 40%. Freitas comenta que deve reduzir o custo Brasil em cerca 30%.
E com relação aos aeroportos?
O ministro tem altas expectativas em relação aos aeroportos de Santos Dumont e Congonhas.
Rio-São Paulo é considerada a quarta rota mais movimentada do mundo e teremos os maiores operadores aeroportuários do mundo, alguns já posicionados no Brasil, diz Tarcísio.
A ANAC – Agência Nacional de Aviação Civil aprovou em 21 de setembro novas concessões de terminais aeroviários, administrados pelo governo federal, compreendendo 16 aeroportos, dentre eles, Congonhas e Santos Dumont.
A expectativa do governo é realizar o leilão dos aeroportos em abril de 2022. Durante os contratos, previstos para vigorar por 30 anos, as empresas vencedoras deverão assumir um investimento de R$ 8 bilhões.
Redação – Brasil do Trecho
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