Bolsonaro sanciona lei BR do Mar que pode reduzir o frete por caminhões

Bolsonaro sanciona lei BR do Mar que pode reduzir o frete por caminhões
Foto: Marcelo

A lei vem preocupando bastante os caminhoneiros com uma possível redução no número de fretes

Foi sancionada uma lei na última segunda-feira(10) pelo presidente da república, Jair Messias Bolsonaro, onde é criada a BR do mar, programa de transporte de produtos e mercadorias feitos entre portos próximos de um mesmo país.

O transporte intitulado de cabotagem, tem como objetivo aumentar a concorrência dentro da indústria naval melhorando a qualidade nesta área do transporte.

Com a atual legislação, apenas empresas do Brasil com frota própria poderiam fazer o transporte através das águas. A nova sanção mudou esse cenário fazendo com que empresas sem frota própria aluguem embarcações estrangeiras para o trajeto tornando o mercado aberto.

Pelo BR do mar as empresas necessitarão apenas de um CNPJ e não dependerão somente de navios brasileiros, podendo alugar embarcações estrangeiras para operar nos portos.

Muitos caminhoneiros não viram essa ideia com bons olhos e acreditam que a mudança trará prejuízos para o transporte de cargas terrestres.

O diretor da FGV(Fundação Getúlio Vargas) transportes, Marcus Quintella, acredita que o BR do mar não trará concorrência com os caminhoneiros, mas gerará equilíbrio na utilização dos caminhões.

Redação – Brasil do Trecho