Caminhão feito de embalagens recicladas é desenvolvido pela Pepsico

Foto: Pepsico – Divulgação

A PepsiCo também prevê a expansão de sua frota com veículos elétricos e a gás.

BOPP e garrafas PET são os materiais utilizados

A PepsiCo lança um protótipo de carroceria de caminhão sustentável, construída com plástico reciclado, de BOOP (filmes transparentes e metalizados) e garrafas PET, fazendo parte das metas globais da empresa em sustentabilidade.

O projeto PepsiCO Positive, visa gerar valor sustentável através dos pilares de “Agricultura positiva”, “Cadeia de valor positiva” e “Escolhas positivas”.

A frota da PepsiCo é uma das maiores do setor de bens de consumo no Brasil e no mundo e a sustentabilidade ser considerada como foco no centro dos negócios, inclui o desenvolvimento da economia circular e o reforço de sua frota sustentável.

Esse protótipo foi desenvolvido utilizando como base as embalagens recicladas de produtos da empresa na composição. As embalagens BOOP e PET passaram por um processo químico, que ao serem misturados a outros componentes, reduzem a quantidade de fibra de vidro que é utilizada na fabricação original.

O material passou por vários testes para garantir sua segurança e durabilidade, como o envelhecimento artificial estimado em 10 anos, além da elasticidade e condução de calor, obtendo resultados positivos, demonstrando ser possível utilizá-lo em larga escala em sua frota.

Para esse modelo, foram utilizados aproximadamente 3 Kg de embalagens plásticas de BOOP = cerca de 750 unidades de bolsas de salgadinhos e 18 kg de plástico PET = aproximadamente 368 garrafas.

Outros experimentos estão sendo realizados, para aumentar a utilização desta matéria-prima reutilizável, na composição da fibra, além de consumir 99% menos energia em KW/h na sua produção em comparação a carroceria convencional feita de alumínio, afirma Anderson Pinheiro, diretor de Transportes da PepsiCo Brasil.

A empresa efetua as aquisições de caminhões elétricos e movidos a GNV

A PepsiCo adquire a compra de 25 caminhões elétricos e 5 movidos a GNV, reforçando sua frota sustentável já existente. Dezenove veículos elétricos são da JAC Motors, modelo iEV 1200T, onde a empresa já tinha comprado dez unidades em 2020 e um da Volkswagen modelo e-Delivery11, sendo 100% nacional.

Os cinco veículos movidos a GNV ou gás biometano são da Scania, sendo do mesmo modelo dos 18 veículos que a empresa adquiriu no ano anterior, reforçando seu compromisso com a diminuição dos impactos causados pelas emissões de CO2 na atmosfera e com a sustentabilidade.

A PepsiCo possui o compromisso global até 2030 de reduzir as emissões de gases de efeito estufa em 40% em toda a sua cadeia produtiva.

Redação – Brasil do Trecho