Caminhão

Saiba porque as transportadoras estão querendo comprar caminhões que não precisam de motoristas

Montadoras estão sendo pressionadas a desenvolver caminhões autônomos

Caminhões autônomos são as novas promessas no trânsito para transporte de cargas. As transportadoras viram nessa era uma nova oportunidade e estão adotando a ideia de não ter mais um caminhoneiro em seu quadro de colaboradores.

Os veículos que não precisam de motorista ao volante trazem mais rentabilidade e lucro para as transportadoras responsáveis pela frente.

De acordo com a legislação brasileira, as empresas precisam seguir uma série de regras para contratação de um funcionário. As transportadoras são obrigadas a pagarem valores acima do salário bruto para ter um caminhoneiro no seu grupo.

A companhia ao contratar um caminhoneiro precisa desembolsar um pouco mais do salário bruto do funcionário, já que alguns benefícios demandam dinheiro e devem ser aplicados. Confira:

  • Décimo terceiro salário;
  • Férias + adicional onde o colaborador receberá 1/3 do salário;
  • 8% de FGTS(Fundo de Garantia por Tempo de Serviço) + 8% no valor anual;
  • Vale transporte: Quando for menor de 6% do salário bruto, o valor real deverá ser descontado, caso for maior, o valor excedente é por conta da empresa;
  • 28,5% de contribuição para o INSS por parte patronal.
  • Benefícios adicionais por acordos coletivos ou sindicatos, vale-refeição, ajuda de custo, adicional noturno, horas extras, bônus e comissões.
  • Obs.: A empresa é a responsável por arcar com os custos dos exames admissional, demissional e periódico.

Como se não bastasse contratar um funcionário, já se deve pensar em sua demissão. Será necessário pagar as férias vencidas + proporcionais acrescidas, décimo terceiro, salário proporcional, multa de 40% por FGTS, aviso prévio indenizado. Caso o funcionário peça demissão, a empresa será insentada da multa do FGTS. Se for por justa causa, o funcionário receberá apenas o saldo do salário e as férias vencidas.

Vamos exemplificar isso para você.

Júnior foi contratado para trabalhar no turno diurno, das 8h às 18 horas, de segunda a sexta-feira, dirigindo um caminhão na transportadora Brasil do Trecho( empresa fictícia).

Com a contratação de Júnior a transportadora oferecerá para o novo funcionário o seguinte salário e benefícios:

  • R$ 3.000,00 de salário bruto;
  • R$ 264,00 de vale-transporte;
  • R$ 15,00 por dia, totalizando R$ 360,00 por mês de vale-refeição;
  • R$ 200,00 de plano de saúde;
  • R$ 200,00 de benefícios adicionais (comissões, bônus, etc).

Em contrapartida, a empresa terá que arcar com custos adicionais ao governo para manter Júnior como seu funcionário. Confira:

Salário bruto de Júnior: R$ 3.000,00 mais ⬇️

Foto: Tabela com o custo por funcionário

Gastando R$ 4.714,00 com o funcionário, tendo boa parte desse valor como gasto mensal, as transportadoras preferem adotar uma forma de trabalho mais lucrativa, e os caminhões autônomos são as maiores apostas para isso.

Em sua maioria tem melhor funcionalidade, dirigibilidade, economia de combustível e de custos.

Redação – Brasil do trecho

João Neto

Nascido em Ceilândia e criado no interior de Goiás, sou especialista em transporte terrestre e formado em Logística. Com ampla experiência no setor, dedico-me a aprimorar processos de transporte e logística, buscando soluções eficientes para o setor.

Deixe um comentário
Publicado por
João Neto