Foto: Reprodução / Internet
A conduta de abrir passagem para veículos de emergência é prevista no Código de Trânsito Brasileiro(CTB) e o seu não cumprimento é passível de multa, mas o que fazer quando ocorre uma multa por ter dado passagem?
Essa é a dúvida de muitas pessoas, principalmente daquelas que estão em cima do semáforo e precisam furar o sinal vermelho para dar passagem ao veículo de emergência.
Conforme o CTB, o desrespeito a passagem é considerado infração gravíssima com sete pontos na carteira e R$ 239,47 de multa previsto em legislação.
Os motoristas nessa situação ficam com esse impasse, eu furo o sinal ou não? Simples, se para dar passagem a um veículo de emergência é preciso invadir o sinal, faça isso com a maior segurança possível.
Caso uma multa ou notificação chegue para você, acione o Detran do seu estado e peça nulidade da multa, ou seja, sua anulação.
“Atualmente é mais fácil comprovar este fato, por conta das câmeras nos semáforos. É importante também o condutor anotar o horário e, se possível, a placa da viatura”, afirma Francisco Saraiva, diretor de fiscalização de trânsito.
Vale ressaltar que seguir no vácuo deixado pelo veículo de emergência após ele sair em disparada é considerado infração grave com cinco pontos na carteira e multa no valor de R$ 195,23.
Redação – Brasil do Trecho
Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento conforme explicado em nossa
consulte Mais informação
Deixe um comentário