Dicas para motorista

Veja as fiscalizações que você motorista pode ser submetido nas rodovias do país

Principalmente caminhoneiros e motoristas de ônibus devem estar atentos aos seguintes itens

Os motoristas que transportam passageiros e cargas se incluem  em uma função distinta no meio do transporte. Eles são responsáveis por transportar vidas e mercadorias.

Para autuarem esses tipos de veículos, os agentes utilizam as normas do Contran, o CTB e usam três fiscalizações por meio do tacógrafo, balança e bafômetro.

Vejamos os três:

  • Tacógrafo

Equipamento registrador instantâneo inalterável de velocidade e tempo, também conhecido como tacógrafo, é obrigatório em veículos de frota segundo o artigo 105 inciso II do CTB(Código de Trânsito Brasileiro).

No aparelho são gravadas as informações do percurso incluindo rotas e velocidade, gerando penalidade se as informações mostrarem algo fora do CTB.

Os caminhões fabricados a partir de 1º de Janeiro de 1999 com PBT(peso bruto total) superior a 4.536 kg ou fabricados antes da data com mesmo PTB, porém com a capacidade máxima de tração maior ou igual a 19 toneladas, são obrigados a terem o tacógrafo.

Foto: Reprodução Internet
  • Balança

A fiscalização das balanças se dá por eixos e a quantidade de pneus utilizados em cada um . O cálculo da carga é feito analisando a distribuição correta do peso, e caso haja excesso pode ocorrer uma penalidade.

Foto: Dnit Divulgação
  • Bafômetro

Aparelho utilizado para medir a quantidade de álcool no organismo humano. Conforme a lei seca, o limite de tolerância do álcool continua sendo zero. Se o miligrama de álcool por litro de ar expelido for acima de 33 mg, o motorista não estará apenas cometendo uma infração de trânsito, mas será penalizado criminalmente de acordo com a lei nº 11.705 de 19 de junho de 2008.

Foto: Divulgação – PRF

Redação – Brasil do Trecho

João Neto

Nascido em Ceilândia e criado no interior de Goiás, sou especialista em transporte terrestre e formado em Logística. Com ampla experiência no setor, dedico-me a aprimorar processos de transporte e logística, buscando soluções eficientes para o setor.

Deixe um comentário
Publicado por
João Neto