Em certas posições um caminhoneiro pode não ver um carro pequeno
Dirigir nos dias de hoje é considerado uma tarefa nada fácil, precisamente pela imprudência de motoristas, motociclistas, ciclistas e pedestres.
O condutor do veículo deve se atentar ao máximo quando estiver na direção de um volante. Às vezes é necessário fazer o papel de outros integrantes do trânsito e conhecer principalmente os pontos cegos do veículo.
Hoje vou te mostrar onde eles se encontram e já vou ressaltando, essa dica serve para todos os componentes do trânsito, de pedestres à caminhoneiros.
Os pontos cegos são os locais que estão fora do campo de visão do motorista. O condutor do veículo tem o auxílio dos retrovisores esquerdo, direito e interno para verificar a movimentação do trânsito. Nesses pontos apesar dos espelhos na lateral esquerda e direita, a imagem ainda é prejudicada pelo o campo de visão se alimentar a um pouco mais de 90 graus. Veja na figura abaixo:
Em caminhões esse ponto de visão diminui ainda mais colocando outro ponto cego para o motorista.
Por ter a cabine mais alta, tudo que tiver muito perto da frente do caminhão entre as duas primeiras rodas dianteiras fica invisível aos olhos do caminhoneiro, por isso é necessário dois cuidados:
- O motorista deve manter a distância mínima entre os carros;
- Pedestres e demais veículos manter distância desse.
Redação – Brasil do Trecho