BR-040 no trecho Rio x Petrópolis flui em meia pista devido ao temporal e deixa o trânsito lento

Foto: Cleber Rodrigues/CNN

Ao menos 18 pessoas perderam a vida durante temporal em Petrópolis/RJ.

Temporal na cidade histórica de Petrópolis deixa até agora 18 mortos

O temporal desta terça (16) na cidade de Petrópolis, região serrana do Rio de Janeiro, deixa trânsito com lentidão na BR-040 e fluxo em meia pista.

Em apenas 6h choveu mais que o previsto para o mês inteiro de fevereiro. A chuva foi tanta que vários estabelecimentos comerciais ficaram completamente inundados e pessoas tiveram que ser removidas de suas casas e de seus locais de trabalho.

São imagens chocantes da força das águas e dos rios, que formaram verdadeiras cachoeiras, inundando tudo ao redor.

YouTube video

Carros, ônibus e caminhões permaneceram parados, aguardando de alguma forma as águas baixarem, porém muitos foram arrastados, dando perda total.

Bombeiros confirmam até agora 18 mortos na região, uma verdadeira catástrofe. Prefeitura decretou luto oficial. Cerca de 100 equipes do Corpo de Bombeiros e 10 aeronaves do estado ajudam também nos trabalhos de socorro às pessoas.

A situação é grave! O Corpo de Bombeiros tem dificuldades para acessar os locais mais críticos porque há muitos carros, ônibus e até caminhões abandonados nas ruas. 

O coronel Leandro Monteiro, secretário estadual de Defesa Civil, anunciou que será montado um hospital de campanha na cidade.

Houve até problemas relacionados aos saques e arrastões em alguns estabelecimentos, havendo a necessidade do aumento da segurança pública.

O centro comercial funcionava normalmente, surpreendendo muitas pessoas. Mercadorias flutuavam, favorecendo furtos.

A previsão de mais chuva deve permanecer e toda prevenção e cuidados devem ocorrer para evitar mais perdas de vidas, removendo as pessoas de áreas de risco. São vários os pontos de deslizamentos.

O prefeito da cidade de Petrópolis decretou estado de calamidade pública.