Ser caminhoneiro não é apenas saber dirigir um caminhão, o profissional muita das vezes tem que tomar decisões rápidas no trânsito para evitar acidentes e outros problemas durante a viagem.
No vídeo que você verá logo abaixo, um caminhoneiro não fez a análise correta da rua em que iria passar e acabou tentando fazer uma curva muito fechada com o caminhão que estava conduzindo, o resultado foi catastrófico.
Ao ficar praticamente preso fechando a rua da curva, o motorista ainda tentou fazer algum tipo de manobra para pelo menos sair do local, sem sucesso. O veículo não ia para frente e nem para trás.
Com tantas manobras, a carga já estava pêndula para um lado e mais uma tentativa de sair do local foi feita. O carregamento de madeira que se encontrava no veículo se espalhou pela pista com a abertura do compartimento e tombamento da carroceria.
Um guarda de trânsito que estava no local, visualizou a tentativa do caminhoneiro de liberar a rua, mas não pode fazer nada para evitar o tombamento.
Dirigir um veículo tão grande exige uma atenção a mais do condutor ao manobrar o caminhão. Ao passar por uma curva, a atenção deve ser redobrada. Veja abaixo algumas dicas de como se livrar de um problema com curvas fechadas.
Reduza a velocidade. Ela deve ser a mínima possível já que acionar o freio em uma curva é muito arriscado e aumenta as chances de perda de controle do veículo;
Fique atento à sinalização da rodovia. Além da dificuldade de fazer uma curva, outros percalços podem aparecer na via, como mais de uma curva seguida e a presença de animais no local;
Durante a passagem por uma curva, manter a velocidade constante é primordial, pois a mudança dela faz o veículo perder a aderência com o solo podendo provocar perda da dirigibilidade pelo motorista;
Procure sempre conhecer o local que irá passar, através de informações de colegas ou pelo aplicativo GPS. Vários lugares tem placas de sinalização quando há curva acentuada e se o local comporta o tamanho de determinados veículos.
Redação – Brasil do Trecho
Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento conforme explicado em nossa
consulte Mais informação
Deixe um comentário