A resolução 882 do Conselho Nacional de Trânsito(Contran) entrou em vigor no último dia 03 de janeiro autorizando o uso do quarto eixo na carreta e a volta do cavalo 6 x 2 bitrem, o que essas mudanças querem dizer de fato?
Muitos especialistas discordam dessa medida e alegam que a mais segura é a medida anterior, onde a carreta com 4 eixos só podia transitar fora de rodovias abertas, como estradas de fazendas.
Com a liberação do quarto eixo o BPTC – peso bruto Total combinado – poderá ter um aumento para 58,5, com isso uma tonelada e meia seria carregada a mais que o bitrem.
As vantagens não param por aí, o caminhoneiro economizaria em pneus e pedágios, inclusive na compra do cavalo 6 x 2 que é bem mais barato do que o autorizado anteriormente 6 x 4.
Em contrapartida o grande número de peso exige mais manutenção no caminhão e causa grandes danos à vida útil do asfalto gerando mais gastos para a concessionária administradora da via e para o próprio caminhoneiro.
Redação – Brasil do Trecho
Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento conforme explicado em nossa
consulte Mais informação
Deixe um comentário