Caminhão da Mercedes-Benz modelo LS-1519 foi lançado em 1973.
Modelo da Mercedes foi adaptado também para o uso das forças armadas, tamanha a sua robustez, durabilidade e potência
Esse veículo foi o primeiro caminhão nacional com capacidade máxima de tração de 32 toneladas e recebia a cabine da série AGL estendida com 2 leitos e um motor bem maior de 9,6 litros (o bombadão).
Nesse ano, a necessidade de veículos mais potentes e com maior capacidade de carga faria a diferença entre o sucesso consagrado ou a derrota consumada.
O grande destaque ficava por conta do modelo LS, com cavalo-mecânico homologado para carreta de dois eixos e posteriormente na versão 6×4.
As queixas ficavam pelo alto som e a temperatura do motor que gerava muito ruído dentro da cabine, como também a caixa seca, que exigia maior perícia dos motoristas mais experientes.
A partir do modelo 1519 surgiram também versões de veículos militares para o nosso exército, sendo os LG-1519 e LG-1819 com suspenções e tração off road, como o blindado Sucuri por exemplo.
Em 1989 a Mercedes-Benz renovou totalmente suas linhas de caminhões e os motores de 5 cilindros dos antigos 1519 e posteriormente 1520, seriam atualizados e rebatizados, nascendo a nova geração 1625 e 1630.
Por mais de 30 anos o modelo 1519 se tornou um ícone entre os caminhoneiros, porém muito difícil de ser visto em suas condições originais de fábrica, como também seus sucessores 2219 traçado e o 1524 turbo e os 2220 e 1525, considerados mais raros ainda.
Redação – Brasil do Trecho
Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento conforme explicado em nossa
consulte Mais informação
Deixe um comentário