Caminhão

Saiba o tipo de iluminação correta para evitar acidentes

Acidentes gravíssimo pode acontecer com iluminação incorreta

Muito se discute por várias normas estabelecidas pelo código de trânsito brasileiro(CTB). Muitas são vistas como tolas, mas se não respeitadas ocasionam uma verdadeira tragédia no trânsito.

Um  motorista registrou o exato momento em que ele colidiu na traseira de um caminhão por não usar o farol correto para a ocasião. Veja no vídeo abaixo:

Vídeo: Reprodução / Internet

O farol é uma das ferramentas mais importantes no trânsito, ele auxilia o motorista e transforma o tráfego em uma viagem mais segura.

 Os faróis também são responsáveis por mostrar aos outros componentes de trânsito a presença do seu veículo no local.

Para que o ocorrido da filmagem não aconteça com você, é sempre bom relembrar o uso do farol correto para cada tipo de situação. 

  • Luzes de posição:

É utilizada para mostrar a largura e indicar a presença do veículo quando ele estiver parado em um local seguro ou em uma situação de chuva;

  • Farol alto:

Tem uma luminosidade maior, mas só deve ser usado quando não tiver nenhum veículo à sua frente. Indicado para vias sem iluminação;

  • Farol baixo:

É o farol indicado para se utilizar em túneis ou à noite, pois não causa incômodo aos outros motoristas. Também pode ser utilizado para os mesmos fins que o farol de neblina;

  • Farol de neblina:

É o farol utilizado em situações específicas, como cerração, neblina e chuvas fortes que ocasionam baixa visibilidade. Ele é direcionado para iluminação do chão, facilitando a visibilidade do percurso;

  • Farol de milha:

Iluminação utilizada para apoiar e melhorar a visibilidade em situações como estradas sem postes e escuras. Sua iluminação é forte e direcional fazendo com que a luz não se espalhe.

Redação – Brasil do Trecho

João Neto

Nascido em Ceilândia e criado no interior de Goiás, sou especialista em transporte terrestre e formado em Logística. Com ampla experiência no setor, dedico-me a aprimorar processos de transporte e logística, buscando soluções eficientes para o setor.

Deixe um comentário
Publicado por
João Neto