8 de Março – Dia internacional da mulher – Conheça a luta das caminhoneiras

8 de Março - Dia internacional da mulher - Conheça a luta das caminhoneiras
Foto: Reprodução / Trucao

Lugar de mulher é aonde ela quiser 

Hoje em todo o mundo é comemorado o Dia Internacional da Mulher, criado em homenagem àquelas que precisam ser lembradas todos os dias do ano com carinho, respeito, amor e atenção.

A data segue sendo comemorada desde 1908 onde teve a primeira homenagem nos Estados Unidos. A data em homenagem às mulheres foi mudando de acordo com protestos femininos que eram pautados por melhores condições de trabalho e salários. O ponto forte se culminou quando uma fábrica têxtil localizada em Nova York, EUA, pegou fogo e acabou matando 146 mulheres, onde do total de funcionários, 500 eram trabalhadoras femininas e apenas 20 homens. Dentre as mulheres haviam até crianças de 14 anos de idade.

Outra data marcante foi o movimento das mulheres russas em 1917 que ficou conhecido como “Pão e Paz”. A presença feminina lutava contra as dificuldades decorrentes ainda da Primeira Guerra Mundial, algo que se assemelha com o que o mundo vive hoje entre Rússia e Ucrânia.

As mulheres desde cedo enfrentam todos tipos de batalha e se põe à disposição para lutar contra tudo e todos para o bem não só da classe feminina, como de todo o planeta. 

Após algumas mudanças, em 1975 foi instaurado pela Organização das Nações Unidas (ONU) o dia 08 de março como o dia internacional da mulher.

As mulheres têm um toque especial em tudo que fazem, isso não seria diferente na profissão caminhoneira. Lugar onde era totalmente dominado por homens e a cada dia que passa as mulheres vêm conquistando o seu lugar nesse universo ainda tão machista. 

Enfrentar as estradas já não é algo fácil, mas ser mulher é bem mais difícil. Passando por preconceitos, as dificuldades de um período gestacional ao volante, sem locais de uso adequado para as necessidades fisiológicas, as caminhoneiras não se intimidam com os homens ou qualquer problema, não se deixam abater, levantam a cabeça e fazem questão de também marcarem a vida dos brasileiros levando o país nas costas.

Hoje a equipe do Brasil do trecho deseja para você Maria, Sandra, Roberta, Laura, Rute, Carla, para você menina, jovem, mulher, nosso parabéns pelo seu dia, em especial as nossas damas das estradas Aline, Sheila, Cleusa, Vânia, Neiva e tantos outros nomes onde a nossa homenagem pode chegar. Feliz dia internacional das mulheres!

Redação – Brasil do Trecho