frete

Colheita de soja é adiantada e valor do frete sobe consideravelmente

O valor do frete teve aumento para algumas regiões de até 40%

A situação atual que os caminhoneiros vivem já está tendo consequências na vida dos brasileiros. A colheita da soja já bateu recorde no preço do frete, onde o ano nem terminou ainda o primeiro trimestre.

A colheita da safra de soja 2021/2022 teve aumento no preço do frete nas localidades de Mato Grosso e Goiás, onde já assinalaram alta de 40% e em 10% nas rotas respectivamente.

Esse aumento se deve a dois fatores incomuns que estão acontecendo nesta época do ano quase ao mesmo tempo, a escolha em adiantar a colheita do grão e a última alta do diesel em 24,9% que seguiu o aumento do petróleo no mercado internacional e despejou todo o reajuste ao mercado interno.

Para a colheita de soja, os custos com diesel representam entre 30% e 40% dos gastos e quando a distância é maior esse número supera. Com o cenário de adiantamento da colheita, o fator surpresa juntamente com a maior demanda, fez com que esse percentual só aumentasse.

Outro fator que atribui a elevação do preço do frete nesta colheita foi a inflação elevada ocorrida no ano passado, que juntamente aumentou o preço dos pedágios nas rodovias, outro custo que deve ser somado dentro do orçamento caminhoneiro.

Redação – Brasil do Trecho

Ildemar Ribeiro

Um amante de veículos pesados devido grande influência do pai. Aos 7 anos de idade o seu maior sonho era ser motorista de transporte coletivo, no entanto, no ano de 2014 ingressou em uma empresa de transporte coletivo, como jovem aprendiz onde juntamente com seu amigo de trabalho fundou o Brasil do Trecho.

Deixe um comentário
Publicado por
Ildemar Ribeiro