Caminhoneiro

Qual será o futuro do caminhoneiro no Brasil?

Caminhoneiros que trabalham por conta não estão conseguindo segurar as pontas

Com a incerteza de uma possível greve e o aumento do diesel no país, não sabemos o que irá acontecer com a categoria caminhoneira a longo prazo, continuará existindo ou será substituída?

Alguns projetos já existentes em países desenvolvidos descartam a mão de obra caminhoneira e a substitui por robôs ou simplesmente sistemas automatizados, sem a presença de um condutor ao volante.

Até as grandes transportadoras já estão sentindo no bolso o aumento do diesel não só no Brasil como em outras províncias e encontram na automatização uma solução viável para se obter lucro.

Tudo isso faz com que os mais jovens, que seriam o futuro das boleias dos caminhões, se desinteressem pela profissão onde não enchem mais seus olhos como já encheram os dos seus pais e avós. Não trazem nenhuma rentabilidade de lucro e segurança financeira para quem vislumbra uma vida próspera e feliz. 

O mercado econômico não espera ter a função caminhoneira em um futuro não tão distante. Já podemos esperar que a profissão não exista e que ela seja substituída pela tecnologia e os profissionais remanejados para outros setores.

Redação – Brasil do Trecho

Ildemar Ribeiro

Um amante de veículos pesados devido grande influência do pai. Aos 7 anos de idade o seu maior sonho era ser motorista de transporte coletivo, no entanto, no ano de 2014 ingressou em uma empresa de transporte coletivo, como jovem aprendiz onde juntamente com seu amigo de trabalho fundou o Brasil do Trecho.

Deixe um comentário
Publicado por
Ildemar Ribeiro