Qual será o futuro do caminhoneiro no Brasil?

Qual será o futuro do caminhoneiro no Brasil
Foto: Agência do Senado

Caminhoneiros que trabalham por conta não estão conseguindo segurar as pontas

Com a incerteza de uma possível greve e o aumento do diesel no país, não sabemos o que irá acontecer com a categoria caminhoneira a longo prazo, continuará existindo ou será substituída?

Alguns projetos já existentes em países desenvolvidos descartam a mão de obra caminhoneira e a substitui por robôs ou simplesmente sistemas automatizados, sem a presença de um condutor ao volante.

Até as grandes transportadoras já estão sentindo no bolso o aumento do diesel não só no Brasil como em outras províncias e encontram na automatização uma solução viável para se obter lucro.

Tudo isso faz com que os mais jovens, que seriam o futuro das boleias dos caminhões, se desinteressem pela profissão onde não enchem mais seus olhos como já encheram os dos seus pais e avós. Não trazem nenhuma rentabilidade de lucro e segurança financeira para quem vislumbra uma vida próspera e feliz. 

O mercado econômico não espera ter a função caminhoneira em um futuro não tão distante. Já podemos esperar que a profissão não exista e que ela seja substituída pela tecnologia e os profissionais remanejados para outros setores.

Redação – Brasil do Trecho