Caminhão

Os 5 maiores caminhões basculantes de mineração do mundo

As cinco máquinas mais potentes do mundo da mineração

Quando se fala em potência das estradas, você logo pensa em caminhões e dentro dessa categoria fenomenal é possível encontrar uma das máquinas mais valiosas em termos de potência no mundo.

O modelo basculante é o mais usado no setor de minério pela força e alta capacidade de armazenamento.

Hoje vamos apresentar os cinco maiores caminhões basculantes de mineração do planeta. Os veículos são pesados e conseguem carregar até o seu próprio peso em cima deles.

  • Komatsu 960E

Sua primeira unidade foi desenvolvida em 2008 e acabou se tornando o caminhão com maior capacidade da marca. O veículo é capaz de oferecer 360 toneladas de carga útil sendo tão grande e extenso que é impossível trafegar em rodovias como as BR’s brasileiras. Ele pode alcançar até 64km/h.

Foto: Reprodução / Internet
  • Terex MT6300AC

O veículo é um grande dominante nas estradas de terra. Ele conta com uma potência de 3.750 cavalos, motor a diesel com 20 cilindros e toda a agilidade que um caminhão pesado precisa.

O basculante é capaz de atingir a velocidade de 64km/h mesmo carregado.

Foto: Reprodução / Internet
  • Liebherr T 284

O caminhão que pode transportar até 363 toneladas de carga útil tem um diferencial que supera qualquer outro veículo. Todo o seu design faz com que o tráfego com o caminhão carregado consuma menos combustível.

O veículo é equipado com 20 cilindros, conta com motor a diesel e potência de 3.750 CV além de sistema auto tecnológico de acionamento elétrico.

Foto: Reprodução / Liebherr
  • Cartepillar 797F

É o segundo colocado no ranking das maiores máquinas de mineração do planeta. O veículo é tão grande e tão potente que necessita de seis pneus para trafegar podendo transportar até 400 toneladas.

Apenas os pneus tem 4 metros de altura e custam R$ 40.000,00 cada, atingindo até 68 km/h.

Foto: Reprodução / CAT
  • Belaz 75710

O poderoso campeão do ranking começa com números exorbitantes. Ele é o maior caminhão basculante de mineração do mundo, podendo transportar até 496 toneladas.

Possui dois motores a diesel, oito pneus grandes, turboalimentado de 16 cilindros tendo cada motor 2.360 cavalos de potência.

Foto: Reprodução / Internet

Redação – Brasil do Trecho

João Neto

Nascido em Ceilândia e criado no interior de Goiás, sou especialista em transporte terrestre e formado em Logística. Com ampla experiência no setor, dedico-me a aprimorar processos de transporte e logística, buscando soluções eficientes para o setor.

Deixe um comentário
Publicado por
João Neto