Caminhão

Os 5 maiores caminhões basculantes de mineração do mundo

As cinco máquinas mais potentes do mundo da mineração

Quando se fala em potência das estradas, você logo pensa em caminhões e dentro dessa categoria fenomenal é possível encontrar uma das máquinas mais valiosas em termos de potência no mundo.

O modelo basculante é o mais usado no setor de minério pela força e alta capacidade de armazenamento.

Hoje vamos apresentar os cinco maiores caminhões basculantes de mineração do planeta. Os veículos são pesados e conseguem carregar até o seu próprio peso em cima deles.

  • Komatsu 960E

Sua primeira unidade foi desenvolvida em 2008 e acabou se tornando o caminhão com maior capacidade da marca. O veículo é capaz de oferecer 360 toneladas de carga útil sendo tão grande e extenso que é impossível trafegar em rodovias como as BR’s brasileiras. Ele pode alcançar até 64km/h.

Foto: Reprodução / Internet
  • Terex MT6300AC

O veículo é um grande dominante nas estradas de terra. Ele conta com uma potência de 3.750 cavalos, motor a diesel com 20 cilindros e toda a agilidade que um caminhão pesado precisa.

O basculante é capaz de atingir a velocidade de 64km/h mesmo carregado.

Foto: Reprodução / Internet
  • Liebherr T 284

O caminhão que pode transportar até 363 toneladas de carga útil tem um diferencial que supera qualquer outro veículo. Todo o seu design faz com que o tráfego com o caminhão carregado consuma menos combustível.

O veículo é equipado com 20 cilindros, conta com motor a diesel e potência de 3.750 CV além de sistema auto tecnológico de acionamento elétrico.

Foto: Reprodução / Liebherr
  • Cartepillar 797F

É o segundo colocado no ranking das maiores máquinas de mineração do planeta. O veículo é tão grande e tão potente que necessita de seis pneus para trafegar podendo transportar até 400 toneladas.

Apenas os pneus tem 4 metros de altura e custam R$ 40.000,00 cada, atingindo até 68 km/h.

Foto: Reprodução / CAT
  • Belaz 75710

O poderoso campeão do ranking começa com números exorbitantes. Ele é o maior caminhão basculante de mineração do mundo, podendo transportar até 496 toneladas.

Possui dois motores a diesel, oito pneus grandes, turboalimentado de 16 cilindros tendo cada motor 2.360 cavalos de potência.

Foto: Reprodução / Internet

Redação – Brasil do Trecho

Etiquetas caminhãoCATGrande
João Neto

Nascido em Ceilândia e criado no interior de Goiás, sou especialista em transporte terrestre e formado em Logística. Com ampla experiência no setor, dedico-me a aprimorar processos de transporte e logística, buscando soluções eficientes para o setor.

Postagens recentes

Acidente na BR-101 deixa caminhoneiro natural de Petrolina morto no sul da Bahia

Caminhoneiro natural de Petrolina morre em colisão na BR-101, no sul da Bahia Um acidente grave na BR-101 deixou um…

3 horas atrás

Transportadora TPF abre vagas para motorista carreteiro

A empresa Transportadora Porto Ferreira anunciou um novo processo seletivo para contratação de motoristas com experiência em caçamba, os interessados…

3 horas atrás

Falta de caminhoneiros vira dor de cabeça e transportadoras buscam soluções de todo jeito

A falta de caminhoneiros no Brasil já virou um dos maiores problemas para o setor de transporte. Muitas transportadoras não…

3 horas atrás

Correios avaliam compra de carros elétricos para cortar custos, mas falta dinheiro no caixa

Falta de recursos impede Correios de investir em carros elétricos mesmo com promessa de economia Os Correios estão estudando a…

3 horas atrás

Caminhoneiros terão atendimento médico na Via Dutra por 90 dias em Pinda (SP)

Atendimento médico gratuito para caminhoneiros fica disponível por 90 dias na Via Dutra em Pindamonhangaba (SP) Caminhoneiros que passam pela…

1 dia atrás

Transportadora Videira abre vagas para motorista de caminhão

A Videira Transportes anunciou em sua rede social vaga para motorista , os interessados devem atender os requisitos abaixo e…

1 dia atrás