Uma discussão se instaurou na internet após o acidente “pai e filho” onde duas carretas arqueadas colidiram com o filho batendo na traseira do pai, morrendo ele e sua esposa.
Já em um acidente mais recente, uma carreta pressionou um automóvel contra a traseira de um caminhão sem arqueamento onde o carro ficou totalmente destruído e acabou vitimando 4 pessoas fatalmente.
A polêmica vem à tona novamente e põe em cheque qual traseira seria mais viável para a segurança do trânsito, arqueada ou sem molas?
Os dois acidentes citados comparam a traseira do caminhão, uma com molas e arqueada demais e a outra por está baixa demais sem as molas do arqueamento.
Segundo o Contran, a resolução 479 afirma que caminhões podem ser arqueados em até dois graus, o que representa 3,5 cm por metro de comprimento, além de respeitar um limite de altura para as luzes em relação ao chão.
Um projeto de lei pretende alterar o artigo 230 do CTB, onde proibiria a traseira arqueada nos caminhões com penalidade em dinheiro e multa gravíssima com pontos na carteira.
Tudo deve ter um equilíbrio num consenso, acima de tudo respeitando as leis do país. Você é a favor ou contra o arqueamento?
Redação – Brasil do Trecho
Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento conforme explicado em nossa
consulte Mais informação
Deixe um comentário