Como calcular o PBT, eixo por eixo

Crédito:Divulgação/Estadão

O vídeo orienta como calcular o PBT por eixo.

Muitas vezes o caminhoneiro pega um caminhão, mas fica na dúvida quanto à carga máxima que ele poderá carregar

Uma situação muito comum e que acontece no dia a dia é quando um caminhoneiro pega um veículo para transportar que ele nunca pegou antes e fica na dúvida de quanto será a carga máxima que ele poderá carregar, não é verdade!

Pois bem, explicaremos aqui como isso é calculado eixo por eixo para que você não tenha problema com fiscalizações nas estradas!

Na boa maioria dos caminhões o PBT ou Peso Bruto Total ou Massa Bruta Total já vem descrito ou pintado na carroceria do caminhão, geralmente ao lado da porta do condutor, mas isso não é uma regra e você saberá exatamente como calcular isso sempre que necessitar.

Geralmente vem a tara do veículo, o líquido e o PBT.

Nada mais é do que a massa que é possível transportar em relação a força que este faz sobre o piso e em cada eixo.

O eixo direcional (que é o que fica sob a cabine do caminhão) nesse caso do vídeo é um eixo de rodado simples e que cada eixo simples corresponde a seis toneladas de massa ou peso.

Existem equipamentos que possuem dois eixos de rodado simples que as pessoas chamam de quarto eixo.

Já na parte final do cavalo mecânico, temos o eixo de tração que é duplo e cada eixo duplo corresponde a 10 toneladas de massa ou peso.

Se os eixos estão acoplados ou juntos (truckado), será 8 toneladas e meia para cada eixo, se fosse um cavalo toco só com um eixo, corresponderia a 10 toneladas de massa ou peso por eixo.

A mesma coisa corresponderá ao final da carreta que possui três eixos duplos e cada uma corresponderá a 8,5 toneladas para cada eixo, ou seja, 8,5+8,5+8,5 = 25,5 toneladas só na carreta.

Se os eixos da carreta fossem espaçados (conhecidos como Wanderléa) seria 10 + 10 + 10 toneladas de massa ou peso por eixo.

Então recapitulando se os eixos estiverem separados ou espaçados equivale a 10 toneladas de massa ou peso por eixo. Se estiverem juntos, equivalem a 8,5 toneladas por cada eixo.

O que é a soma de todas as massas ou pesos por eixo? 

A soma de todas as massas ou pesos é o que chamamos de massa bruta total ou o mais conhecido PBT, Peso Bruto Total, que no nosso caso, corresponderá a 6+8,5+8,5+8,5+8,5+8,5, ou seja, ao total de 48,5 toneladas de PBT.

Na balança de uma empresa pesará o conjunto como um todo, mas quando você passar em uma fiscalização, os agentes pesarão por eixo, por isso é que é feito esse cálculo, para saber o quanto o piso resistirá ao peso total da carreta.

Quando a carga é granel é mais fácil de calcular se estaria excedendo ou não o peso, mas quando são cargas separadas é mais difícil distribuir essa carga, por isso deve-se ter muito cuidado.

Então, o cálculo final corresponderá ao PBT menos a tara (tara = veículo com sua carroceria + combustível + fluídos) verificando sempre a tolerância também, que no caso do vídeo corresponde a 7,5% por ser um tanque de carregamento homogêneo.

Se ainda persistiu alguma dúvida assista o vídeo que provavelmente todas serão esclarecidas.

YouTube video

Redação – Brasil do Trecho