Ônibus

Mercedes O-580 Travego – último da linha de monoblocos antigos

Os ônibus monoblocos da MB no Brasil foram encerrados na década de 90, mas na Europa sobreviveram por mais tempo.

Esses modelos foram utilizados pela Itapemirim, o famoso Tribus ou o Tecnobus

O MB O-580 é o último modelo descendente de uma linha de monoblocos da marca, os mesmos que vieram para o Brasil na época.

No Brasil eles foram encerrados em 1996 e eles foram utilizados pela Itapemirim o Tecnobus.

Aqui no Brasil a MB tinha o O-400 e na Europa era o O-404, tendo até uma versão double decker reestilizado em 1996 e depois substituído pela nova linha Travego, chamada também de O-580.

Em seu primeiro ano o novo modelo da época o O-580 teve várias importantes tecnologias de segurança como assistente de pista, controle de cruzeiro, limitador de freio contínuo, programa de estabilidade eletrônica etc.

Algum tempo depois em 2005 a MB lançou a segunda geração, que além do motor OM-457LA de 428 cv teve outro motor o OM-502LA de 16 litros e 476 cv.

Já a terceira geração do Travego, lançada em 2017 trouxe renovação visual com uma dianteira que lembra os caminhões da marca, porém aos poucos o modelo se tornou bem raro, já que a MB possuía alguns outros modelos de ônibus.

Essa terceira geração ao contrário das anteriores passou a estar disponível somente na Turquia e em outros lugares foi substituída pelo modelo Tourismo, a terceira geração da MB.

O Travego é o último descendente da linha evolutiva dos pioneiros monoblocos MB. Confira o vídeo e veja a trajetória desse modelo!

Redação – Brasil do Trecho

João Neto

Nascido em Ceilândia e criado no interior de Goiás, sou especialista em transporte terrestre e formado em Logística. Com ampla experiência no setor, dedico-me a aprimorar processos de transporte e logística, buscando soluções eficientes para o setor.

Deixe um comentário
Publicado por
João Neto