Para agradar os caminhoneiros, Bolsonaro altera política de frete

Pedro França/Agência Senado

Medida provisória edita de 10% para 5% o gatilho da alteração da tabela do frete.

Em 2018 Michel Temer estabelecia essa política de gatilho, ou seja, quando é atingido o percentual de aumento do diesel em 10% a tabela do frete deveria ser modificada

O Presidente Bolsonaro edita medida provisória que estabelecia o percentual de 10%, chamado de “gatilho”, referente à revisão da tabela do frete.

A alteração muda esse percentual de 10% para 5%, beneficiando a categoria com relação a alteração da tabela do frete de forma mais ágil do que antes.

Toda a vez que o aumento do diesel atingir 5%, a tabela do frete deverá ser modificada pela ANTT – Agência Nacional de Transportes Terrestres.

Esse gatilho teve início na época do governo de Michel Temer, estabelecendo um piso para o frete, mas que vinha sendo muito criticado pelos caminhoneiros, pois demorava muito a reajustarem a tabela, permanecendo uma enorme defasagem da tabela em relação ao aumento real do combustível.

Para reduzir essa distorção, o governo federal reduz o gatilho para 5% fazendo com que a tabela seja obrigatoriamente revista com maior rapidez.

YouTube video
Canção Nova Play

Redação – Brasil do Trecho