
Foto: blog.carlider.
Anos 60 época boa de muita música maravilhosa, mas também é a época em que João Gurgel fundava a Gurgel Motores.
O sonho dele era criar um veículo 100% nacional, acessível ao brasileiro e feito para as nossas estradas
Anos 60 uma época chamada de “Anos Rebeldes”, com músicas incríveis que transformavam pequenos eventos em verdadeiras festas.
Também foi um período em que o Brasil foi marcado pela falta de democracia, tendo muitas revoluções e que deixaram lições importantes para a nossa história. A ditadura militar foi instaurada no ano de 1964, marcado pela repressão, censura e violência.
No mundo ocorreram acontecimentos históricos importantes e movimentos sociais. Em 1961 verificamos a construção do Muro de Berlim. Em 1962 a crise dos mísseis cubanos, sendo o momento mais tenso da Guerra Fria entre EUA e União Soviética.
Foi um período marcado também por grandes transformações. A indústria brasileira vivia uma época de forte crescimento. Nos anos 60 João Gurgel fundava a Gurgel Motores, tendo o sonho de ter um veículo 100% brasileiro, acessível ao povo, feito para nossas estradas.
Em 1969 com seis funcionários, fabricando 4 carros por mês um engenheiro mecânico chamado João Conrado Gurgel, criava uma montadora de carros genuinamente brasileira.
Com um modelo robusto e barato, muito similar ao que Ford faria nos EUA – Estados Unidos da América, Gurgel queria atingir as classes mais baixas, a fim de que todos pudessem comprar um carro zero.
Gurgel lançou mais de 20 modelos de veículos, todos nacionais, inclusive uma versão elétrica e outra com motor 100% brasileiro.
Seus carros eram considerados bons, especialmente para uma montadora com pouco tempo de mercado. Seus veículos eram simples e simpáticos. O design não era lá o seu forte, mas assim como as grandes empresas começaram, era só o início de uma trajetória de muita luta de um brasileiro contra grandes multinacionais.
Contudo em 1990 a Gurgel decretou falência e o registro da marca foi vendido em 2004 para o empresario Paulo Emílio Freire por apenas 850 reais, ao contrário do que aconteceu com a Ford.
Ao contrário do que aconteceu nos EUA a Gurgel não se tornou um símbolo nacional por aqui, mas em 2020 um designer fez uma releitura de um dos modelos mais vendidos da marca, o Gurgel BR-800.
O resultado foi um SUV lindo demais, muito parecido com as marcas que fazem sucesso hoje em dia, mostrando o que a Gurgel poderia ter se tornado se não tivessem tirado ela do mercado.
Assista ao vídeo de como ela surgiu e faliu!
É simplesmente intigrante!
Redação – Brasil do Trecho
Caminhoneiro natural de Petrolina morre em colisão na BR-101, no sul da Bahia Um acidente grave na BR-101 deixou um…
A empresa Transportadora Porto Ferreira anunciou um novo processo seletivo para contratação de motoristas com experiência em caçamba, os interessados…
A falta de caminhoneiros no Brasil já virou um dos maiores problemas para o setor de transporte. Muitas transportadoras não…
Falta de recursos impede Correios de investir em carros elétricos mesmo com promessa de economia Os Correios estão estudando a…
Atendimento médico gratuito para caminhoneiros fica disponível por 90 dias na Via Dutra em Pindamonhangaba (SP) Caminhoneiros que passam pela…
A Videira Transportes anunciou em sua rede social vaga para motorista , os interessados devem atender os requisitos abaixo e…
Este site utiliza cookies.